Serviços
acessibilidade



Publicado em: 25/05/2022 - Última modificação: 25/05/2022 - 16:57
[email protected]

Abertas as inscrições para exame que emite diplomas de ensinos Fundamental e Médio

OPORTUNIDADE - Informações no site do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos até 04 de junho



Compartilhar:

Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos terão a chance de conquistar um certificado. Isso porque já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Para participar, o interessado deverá ter idade mínima de 15 anos (para Ensino Fundamental) e 18 anos (para Ensino Médio). As inscrições são feitas pela internet até 04 de junho. A prova é gratuita e será aplicada em 28 de agosto.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site do Encceja 2022, informar o número do CPF e a data de nascimento. As provas serão compostas por questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação. As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas nos turnos da manhã e tarde.

Está perdido e não sabe por onde começar a estudar? Fique tranquilo, pois a página do Encceja disponibiliza material de estudo para os estudantes, que é composto por livros do Ensino Fundamental e apostilas para o Ensino Médio. Há também a possibilidade de visualizar as provas das edições anteriores.

Para conseguir a certificação do Ensino Fundamental e Médio, a nota mínima exigida é de 100 pontos no exame e de cinco pontos na redação. Terá direito à declaração parcial de proficiência quem conseguir a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Neste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020 (a edição de 2021 não ocorreu). Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente em 2022.

A medida foi tomada por conta do contexto da pandemia de Covid-19.  Contudo, o participante que não comparecer a todas as provas do Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição em 2023.