Publicado em: 25/05/2022 - Última modificação: 25/05/2022 - 16:51

Segunda edição do Prospera Família terá 560 novas vagas em Itanhaém

OPORTUNIDADE - O anúncio foi feito pelo prefeito Tiago Cervantes em reunião com a equipe técnica do Programa

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social anunciou nesta segunda-feira (23) uma nova edição do Programa Prospera Família em Itanhaém. A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado visa à inclusão produtiva de chefes de famílias monoparentais em situação de extrema pobreza, estimulando a geração de renda, empreendedorismo e oportunidades de ofício.

A primeira etapa do programa teve início em 2021 com a oferta de 420 vagas na cidade. Deste total, 250 beneficiários cumpriram todas as fases do programa e receberão o certificado de participação no dia 21 de junho.

Em reunião realizada no Paço Municipal, o prefeito Tiago Cervantes e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hugo Di Lallo, informaram aos profissionais que atuam no programa a ampliação da oferta de vagas para a nova edição.

“O bom desempenho da nossa equipe garantiu a abertura de mais 560 vagas para 2022/23. Qualificação profissional e transferência de renda que auxiliam as pessoas que mais precisam a se recolocarem no mercado de trabalho”, destacou o prefeito.

O programa tem três etapas, com duração de 12 meses. Entre elas, está a criação de projeto de vida, capacitação e gestão para o empreendedorismo e inclusão no mercado de trabalho. Todo o processo é acompanhado por tutoras, que são profissionais da assistência social e fazem a criação de vínculo com a beneficiária.

As mulheres e homens participantes recebem uma renda mensal como ajuda de custo para participação das atividades. O objetivo do benefício é investir em materiais de trabalho e criar uma parcela na poupança para futuras emergências.

As inscrições para o segundo ciclo do programa ainda não foram abertas e serão amplamente divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura. Os critérios de seleção dos beneficiários são estabelecidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Excedendo o número de vagas inscritas será realizado sorteio.