Publicado em: 02/06/2022 - Última modificação: 20/06/2022 - 16:17

Consulta pública do currículo Educaita para educação municipal acontece até dia 15

PARTICIPAÇÃO - Desta vez, a contribuição popular será específica para a Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio do seu setor pedagógico, recebe até o próximo dia 15, as contribuições referentes à consulta pública do Currículo Educaita, que contém as diretrizes da educação municipal. Desta vez, será específica para os cadernos da Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A ideia de um currículo municipal vem de encontro com a identidade da cidade, promovendo estudos sobre a região com o objetivo de cuidado, preservação, tornando-o cada vez mais produtivo. Os cadernos específicos do Currículo Educaita contemplam  as áreas do conhecimento do currículo, em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Currículo Paulista.

As diretrizes da educação municipal já foram discutidas em plenárias com os professores do município na Conferência Municipal de Educação (fase 1). Agora nesta 2ª fase, os munícipes são convidados a apreciar o conteúdo dos Cadernos para conhecer e levantar questões importantes para a composição do currículo municipal.

Na primeira parte, por meio do Caderno Introdutório, foram abordadas questões específicas que fundamentaram a educação de Itanhaém e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem.

Já na segunda parte, os Cadernos Específicos por áreas de Conhecimento e Objetivos de Aprendizagem, contemplam cada componente curricular para garantir as aprendizagens dos estudantes em cada Etapa/Módulo no atendimento aos alunos, no que diz respeito ao que devem aprender. Desta forma, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, salienta a importância da participação popular na consulta pública do documento.

As ideias para os Cadernos específicos podem ser encaminhadas seguindo as seguintes orientações:

– Aditivas (quando prevê adição de palavras, frases ou expressões);

– Supressivas (quando a proposta é de suprimir trechos ou parágrafos-parciais ou totais);

– Substitutivas (quando propõe substituir por um novo parágrafo, palavra ou trecho);

– Novas emendas (texto não previsto no documento-referência).

As propostas de emendas serão discutidas e votadas em plenárias nas escolas, com a presença do corpo docente e os técnicos da Educação da cidade.

Participe da leitura crítica e reflexiva do documento em sua versão preliminar por meio dos seguintes links:

Cadernos EspecíficosLinks Formulários
SUMÁRIO Links Currículo Educaita