Publicado em: 13/06/2022 - Última modificação: 22/06/2022 - 14:52

Gabinete de Leitura recebe oficinas de direção de arte e figurino nesta segunda (20) e terça (21)

CULTURA - A iniciativa acontece na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro, das 14 às 18 horas

Em parceria com o Ponto MIS-SP, o Gabinete de Leitura José Rosendo recebe nos dias 20 e 21 de junho, das 14 às 18 horas, as oficinas “A direção de arte em cena” e “O guarda roupa de heróis e vilões”, ministradas pela figurinista e diretora de arte Maria Cecília Amaral. As atividades são gratuitas e visam apresentar os principais conceitos de direção de arte e figurino na produção audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento criativo dos participantes.

O Gabinete de Leitura está localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (13) 3427-7981.

PONTOS MIS – O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O projeto percorre diferentes municípios do estado com uma programação repleta de atividades culturais.

Confira os dias e horários das atividades:

Dia 20/06 — 14h às 18h

A direção de arte em cena

O curso irá introduzir os principais conceitos e características que fazem parte do trabalho do diretor de arte em uma produção audiovisual de um curta, média ou longa metragem, a partir da análise e decupagem da direção de arte de grandes produções cinematográficas em paralelo com a análise e decupagem da direção de arte de produções audiovisuais independentes, como curtas e médias metragens. Apresentando a análise de produções como: a trilogia O Senhor dos Anéis, o filme Alice no País das Maravilhas; a minissérie Hoje é dia de Maria; a novela Meu pedacinho de chão, o média metragem A Cartomante, entre outras produções.

Indicado para todos os interessados com idade a partir de 15 anos.

Dia 21/06 — 14h às 18h

O guarda roupa de heróis e vilões

O curso abre o guarda-roupa de figuras que permeiam o imaginário popular, sejam elas heroínas ou vilãs, para apresentar um panorama sobre os processos de criação utilizados, na caracterização desses personagens, trazendo análises sobre a evolução dos figurinos de personagens consagrados como: Coringa, Mulher Maravilha, Homem Aranha, Malévola, Batman, Tempestade, Pantera Negra, além de outras figuras marcantes que vieram do universo dos quadrinhos para as telas. Apresentando e refletindo sobre os códigos, características, materialidades, formas e decupagens utilizadas nessas criações.

Indicado para todos os interessados com idade a partir de 12 anos.