Publicado em: 15/06/2022 - Última modificação: 22/06/2022 - 14:51

Prefeitura fortalece o turismo com novas obras de revitalização

INVESTIMENTOS - No pacote de R$ 7,2 milhões, destaque para diversas intervenções na histórica Prainha

O prefeito Tiago Cervantes assinou nesta quarta-feira (15) ordens de serviços para o início de obras de infraestrutura turística em Itanhaém. O ato aconteceu em evento no Paço Municipal com a presença de autoridades municipais, servidores públicos e representantes da sociedade civil organizada.

Os investimentos são de R$ 7.249.975,14 oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Cidades Estâncias (DADE) do exercício 2021 e do Fundo Metropolitano, com início programado para os próximos dias.

“São investimentos que potencializam os nossos atrativos turísticos e valorizam a história de Itanhaém. Recepcionar bem os nossos visitantes significa um turismo mais forte, uma economia mais aquecida, e, consequentemente, a manutenção e ampliação das vagas de emprego. O nosso foco é impulsionar a geração de renda e de novas oportunidades de empreendedorismo na cidade”, destacou o prefeito.

O pacote de intervenções inclui as revitalizações de toda a extensão da orla da Praia dos Pescadores; da praça do Pescado; da Trilha do Sapucaitava, do Caminho Público Francisco Pugliese; e da Rua Sebastião das Dores (acesso à Alameda Emídio de Souza).

Estão contempladas, ainda, a primeira fase de revitalização de trecho da orla do Cibratel I (imediações do Pocinho de Anchieta); de novo trecho da orla do Suarão; e de implantação de novas placas de sinalização turística.

O presidente da Câmara Municipal, Silvio Oliveira, pontuou que os recursos empregados na área turística do município vão contribuir para o fortalecimento do comércio, responsável pela maior fatia de emprego em Itanhaém. “São projetos bem trabalhados pelas equipes de Turismo e de Obras e que certamente resultarão em maior procura pelos visitantes, valorizando ainda mais as nossas belezas naturais”, disse o presidente.

O secretário de Turismo, Rodrigo Zanella, esclareceu que todos os projetos foram discutidos amplamente com a sociedade civil organizada. “O diálogo com o conselho de turismo e os representantes do trade turístico tem sido fundamental para encaminharmos projetos bem adequados para a cidade e que trarão resultados significativos”.

De acordo com o secretário de Obras Vinícius Camba as empresas contratadas por meio de processo licitatório planejam o início dos trabalhos para os próximos dias. Camba destacou, ainda, o trabalho da Administração Municipal na área tecnológica que permitiu o aprimoramento das plataformas para licenciamento de obras particulares. “Mais obras, mais emprego e mais desenvolvimento”.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário de Governo Rodrigo Dias; os vereadores Wilson RH, Lucas Abbasi, Zé Roberto, Naldo Bodeguita, Arlindo Martins e Fábio Bibão.

Representando a sociedade civil participaram o presidente da Associação Comercial, Dr. Allan Petterson; o vice-presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos, Hilman Kruger; o delegado regional do CRECI-SP, Rogério de Almeida; o presidente do COMTUR, Anderson de Angelis; o presidente da Associação dos Empresários do Turismo de Itanhaém (ASSETURI), Mateus Macedo Nunes; e o representante do trade turístico, Mateus Pereira.