Publicado em: 24/06/2022 - Última modificação: 24/06/2022 - 10:45

Prefeitura e Elektro formam 25 novos eletricistas para o mercado de trabalho

FORMAÇÃO PROFISSIONAL - Foram seis meses de aprendizado técnico com carga horária de 774 horas-aula

O mercado de trabalho itanhaense conta com 25 novos eletricistas. Os profissionais foram certificados nesta quinta-feira (23), no gabinete do prefeito Tiago Cervantes, pela Elektro Redes S.A, FAT – Fundação de Apoio à Tecnologia e pela Escola Técnica Estadual de Itanhaém (Etec). Denominado Curso de Capacitação em Instalações Elétricas Residenciais e Redes de Distribuição de Energia Elétrica, o curso capacitou 25 pessoas entre as 106 inicialmente pré-selecionadas pela empresa por meio do Programa Municipal de Formação e Especialização (PROFORME), da Secretaria de Relações do Trabalho, após rigorosos testes práticos de aptidão e avaliação de saúde seletiva para o preenchimento das vagas. A própria Elektro absorveu 16 destes novos profissionais, que já estão em processo de contratação.

O curso foi realizado no formato semipresencial, com aulas ao vivo, mediadas por tecnologia, carga horária total de 774 horas-aula, distribuídas em carga horária presencial de 594 horas e carga horária online de 180 horas. Gratuito, teve o objetivo de gerar competências gerais e específicas em eletricidade, capacitando os participantes a executarem atividades em instalações elétricas residenciais e distribuição de energia.

A parceria integrou o Programa Municipal de Formação e Especialização (PROFORME), lançado em março de 2021 pelo governo municipal e que concentra todos os cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente através dos convênios com o Governo do Estado, Centro Paula Souza, pelas parcerias com o SEBRAE, SENAI, SENAR e SENAC, com as instituições públicas e privadas e também os cursos contratados pela própria Administração. O programa é coordenado pela gestora de ações governamentais da secretaria de Relações do Trabalho, Cíntia Depieri.

O secretário da pasta, Eliseu Braga Chagas, aposta desde o início da gestão no fortalecimento da qualificação profissional em Itanhaém como fator essencial no desenvolvimento econômico. Para tanto, reativou o Conselho Municipal do Trabalho, formado em sua maioria por representantes do comércio local. “A atuação do conselho é importante no mapeamento dos cursos que precisamos oferecer à população. Este direcionamento está sendo fundamental para que o governo busque parcerias com as instituições profissionalizantes”, declarou o secretário.

Ainda segundo ele, entre cursos presenciais e online, o governo municipal já capacitou 4.320 homens e mulheres nestes primeiros dezoito meses de gestão. “Estamos trabalhando agora para implantar um centro municipal de qualificação, com foco nas áreas do turismo, alimentação, atendimento, entre outros segmentos apontados pelo Conselho Municipal do Trabalho”.