Publicado em: 29/06/2022 - Última modificação: 07/07/2022 - 16:35

Estrada vicinal do Rio Preto terá 7,5 quilômetros de pavimentação

OBRAS - O investimento de R$ 22 milhões foi anunciado nesta quarta-feira (29) pelo governador Rodrigo Garcia

O prefeito Tiago Cervantes participou hoje do anúncio da pavimentação asfáltica de 7,5 quilômetros da estrada vicinal do Rio Preto, na região do Gaivota, dentro do Programa Novas Estradas Vicinais, do Governo de São Paulo. O anúncio foi liderado pelo governador Rodrigo Garcia. As obras serão executadas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e contemplarão o trecho entre a rodovia e a escola municipal José Teixeira Rosas.

“Uma intervenção necessária e há muito tempo aguardada pelos moradores da populosa região do Gaivota. Um grande investimento que vai beneficiar residentes, comerciantes e veranistas que possuem chácaras no local, além de servidores e alunos da nossa escola do Rio Preto”, destacou o prefeito Tiago Cervantes.

O investimento de R$ 22.115.246,30 contempla drenagem, terraplenagem, pavimentação asfáltica e sinalização viária. As estradas vicinais são importantes para o escoamento da produção agrícola e para a economia regional. Além disso, são essenciais para o deslocamento da população aos grandes centros urbanos e acesso aos serviços públicos, como creches, escolas e unidades de saúde.

Desde o ano passado a Administração vinha fazendo esforços para garantir que Itanhaém fosse incluída no Programa Novas Estradas Vicinais. Há décadas que a estrada do Rio Preto é modal importante no transporte da produção rural da região, especialmente as culturas de banana nanica e do palmito pupunha. Em todos os contatos com o governo estadual, o prefeito reforçou a necessidade de levar benefícios para os bairros mais afastados da região central. Como exemplo, ele citou as intervenções em infraestrutura urbana no Parque Real, Jardim Coronel e nas Chácaras Cibratel.

“Estamos avançando em nosso plano de metas com a urbanização de diversos bairros, as novas intervenções em pavimentação, drenagem e iluminação em LED. São obras e serviços que atendem as demandas mais emergenciais da população. Temos planejado para este ano mais de R$ 40 milhões em investimentos, fruto de uma grande parceria com o governo estadual”, finalizou Cervantes.