Publicado em: 30/06/2022 - Última modificação: 30/06/2022 - 16:49

Vandalismo é crime. Denuncie!

CONSCIENTIZAÇÃO - Nas últimas semanas foram registradas inúmeras ações de vandalismo e roubo de fiação elétrica em locais públicos, trazendo atraso na realização das melhorias e aumento de gastos públicos com a manutenção dos itens danificados

A Prefeitura de Itanhaém segue com a campanha para combater atos de vandalismo e dano ao patrimônio público no município. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população de que vandalismo é crime e que é necessário denunciar para inibir este tipo de ação.

Nas últimas semanas foram registradas inúmeras ações de vandalismo e roubo de fiação elétrica em locais públicos, como aconteceu nas passarelas do Savoy e Sabaúna que trouxeram grande prejuízo ao sistema de iluminação e segurança do local. Tais atos levam a Administração Municipal a realizar gastos adicionais para a manutenção dos itens danificados, além de atrasar a sequência de instalações em novos pontos da cidade.

“Temos realizado importantes ações de modernização urbana, mas essas ocorrências de furto e vandalismo além de atrasar os nossos serviços de melhoria ainda causam aumento dos gastos públicos. É importante que a população seja nossa parceira e tenha participação ativa denunciando essas práticas criminosas”, afirmou o secretário de Serviços e Urbanização, José Renato Costa de Oliva.

Atualmente, os tipos mais comuns de ocorrências de depredação do patrimônio público em Itanhaém são os furtos de objetos, incluindo fios e cabos de cobre; destruição de equipamentos públicos, como peças de parquinhos e academias ao ar livre; arrombamento de portas de quadras poliesportivas e de prédios de unidades escolares com furto de computadores e outros objetos. Há ainda registro de ações como pichação de paredes e muros de prédios públicos.

Munícipes e turistas podem fazer denúncias por meio do telefone da Guarda Civil Municipal, 153 ou na Polícia Militar, pelo telefone 190.