Publicado em: 07/07/2022 - Última modificação: 14/07/2022 - 19:53

Em teste, aplicativo disponibiliza trajeto e horários das linhas de ônibus em Itanhaém

FACILIDADE - Todas as linhas, frotas e horários podem ser consultadas diretamente pelo celular no serviço disponível para Android (Google Play) e IOS (Iphone)

A empresa Expresso Fênix, responsável pelo transporte público municipal de Itanhaém, está disponibilizando a população, em período de teste, o aplicativo Cittamobi, que mostra aos usuários a localização em tempo real dos ônibus. Desta forma, todas as linhas, frotas e horários podem ser consultadas pelo celular no serviço disponível para Android (Google Play) e iOS (Iphone).

Com o aplicativo, os passageiros terão mais facilidade para utilizar o transporte público da cidade. A nova funcionalidade foi uma das exigências da Administração Municipal, prevista no edital de concessão.

“Ainda em período de teste, para solucionar possíveis erros do sistema, o aplicativo já é um grande ganho para a cidade e para as pessoas que utilizam o transporte público. A nova função possibilita aos munícipes acompanhar na palma da mão a localização dos ônibus da sua linha, o tempo necessário para se programar para chegar ao ponto e quando chegará em seu destino”, afirmou o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos.

Como usar o aplicativo

Ao utilizar o transporte público, o aplicativo pode ser usado de duas formas. Na primeira, o passageiro que já sabe o trajeto que precisa fazer, tem que acessá-lo e ver em quanto tempo o ônibus que precisa utilizar vai passar no ponto mais próximo.

Por exemplo, o passageiro que precisa ir do Loty ao Gaivota, e já sabe qual ônibus vai pegar, deve chegar no ponto de ônibus, acessar o aplicativo e verificar em quanto tempo o ônibus chegará.

O aplicativo também pode ser utilizado com os passageiros escolhendo a rota. Usando novamente o trajeto do Loty ao Gaivota como exemplo, a pessoa que não conhece totalmente o trajeto, pode fazer uma pesquisa de rota parecida com as dos aplicativos Waze e Google Maps,  e na sequência, o aplicativo indicará o ponto mais próximo da pessoa e quais ônibus ela precisa pegar para chegar em seu destino final.

Vale lembrar, que o aplicativo também informa aos usuários a necessidade ou não da integração, que só pode ser feita com o uso do bilhete único.

Mesmo com a facilidade em mãos, o aplicativo Cittamobi alerta para possíveis interferências, já que a base de dados é feita por nuvem. Portanto, mesmo que o app indica que seu ônibus esteja próximo, sempre se antecipe cinco minutos ao sair de seu local.

Para baixar o aplicativo na plataforma Google Play (Android) utilize este LINK

Para baixar o aplicativo na plataforma IOS (Apple) utilize este LINK