Publicado em: 07/07/2022 - Última modificação: 13/07/2022 - 19:42

Gabinete da Leitura recebe exposição “A Semana que já dura um século”

CULTURA - Os trabalhos retratam a evolução da Semana de Arte Moderna e a influência nas artes locais e de grandes artistas que fizeram da cidade de Itanhaém seu refúgio artístico

O Gabinete de Leitura José Rosendo está com a visitação pública aberta para a exposição “A Semana que já dura um século”, que traz produções artísticas realizadas pelas escolas do município que contemplaram o Desfile Cívico – Itanhaém 490 anos, realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. A exposição acontece de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, até o próximo dia 31, com entrada franca.

Os trabalhos retratam a evolução da Semana de Arte Moderna e a influência nas artes locais e de grandes artistas que fizeram da cidade seu refúgio artístico.

Já no dia 18, às 17 horas, a convite da Academia de Letras de Itanhaém, a exposição recebe o grupo de sarau “Cantos Literários”. O evento faz parte das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira, mostrando os primeiros momentos da sua concepção – de 1922 a 1935.

Neste dia, a programação contará com leituras de poemas e trechos em prosa dos autores protagonistas do movimento, como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Dell Pichia, entre outros, que serão apresentados pelas escritoras, Clara Sznifer e Eunice Tomé. Haverá ainda apresentação de músicas da época, na voz e violão de Plácido Pereira.

As músicas, que enriquecem o Sarau, são de autores e compositores da época, tais como, Heitor Villa-Lobos, Jayme Ovalle, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Catulo da Paixão Cearense. O Gabinete de Leitura está localizado na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (13) 3427-7981.

SEMANA DE 22 – Acontecimento que criou um impacto do pensamento modernista que há décadas amplia os diálogos na cultura brasileira através de influências exteriores. A Semana de Arte Moderna de São Paulo foi realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da capital paulista, transformando o cenário artístico brasileiro. Composta por artistas, escritores, músicos e pintores que buscavam inovações, a iniciativa tinha como intuito romper com os parâmetros que vigoravam nas artes em geral.