Publicado em: 11/07/2022 - Última modificação: 14/07/2022 - 19:54

Escultora itanhaense representa SP em feira de artes em Pernambuco

Casa do Artesão - Marisa Silva está exibindo seus trabalhos na 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) na cidade de Olinda

A escultora itanhaense Marisa Silva participa da 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que se estende até o dia 17 deste mês, em Olinda, Pernambuco, ao lado de mais quatro artesãos de outras cidades, escolhidos para representar o artesanato paulista no importante evento nacional, que agrupa 5 mil artesãos. Desde 2019, Marisa integra a Casa do Artesão, projeto mantido pela prefeitura sob a orientação da secretaria municipal de Relações do Trabalho.

Desde 2019, Marisa integra a Casa do Artesão, projeto mantido pela prefeitura sob a orientação da secretaria municipal de Relações do Trabalho. “O que temos hoje é uma gama de novos artistas e escultores itanhaenses sendo revelados, recebendo todo o apoio possível, levando suas obras Brasil afora, obtendo renda e satisfação pessoal. Essa é a nossa missão com o projeto Casa do Artesão”, revelou a gestora de ações governamentais da secretaria do Trabalho, Cíntia Depieri.

A ceramista está expondo obras modeladas à mão, entre esculturas, adornos e peças utilitárias refratárias, algumas delas inspiradas na cultura histórica itanhaense. “Estou muito feliz de estar representando Itanhaém, nessa que é a maior feira de artesanato da América Latina, levando o nome da nossa Cidade para um lugar que tem muita visibilidade. Acredito que a Casa do Artesão tem uma importância fundamental em divulgar a história de Itanhaém por meio de seus artesãos e valorizando o artesanato regional”, afirmou Marisa.

Trajetória

Marisa Barreiro da Silva conheceu a cerâmica artesanal em 2010, ano em que começou a fazer cursos livres no atelier da ceramista Karina Inácio, na capital paulista. Por quatro anos, aprendeu as técnicas de modelagens, esculturas e manuseio de torno. Em 2014, fez o curso intensivo de escultura barroca e restauro em cerâmica no Centro Técnico Templo da Arte, com o mestre escultor Wandecok Cavalcante. Sempre envolvida com alguma forma de arte, ela estudou desenho na Escola Panamericana de Arte.

Atualmente, ela realiza aula de cerâmica com a mestre ceramista Liliana Di Bella Napolitana. Marisa reside no bairro Savoy e mantém em sua casa um ateliê totalmente equipado, com forno de alta temperatura (1.300º C), torno elétrico, bancadas, ferramentas, esmaltes e argila (uma de suas principais matéria prima). Em seu histórico, traz momentos importantes, como a participação na exposição “Cerâmicas Artísticas Mãos e Mentes Paulistanas”, em 2019. Um ano depois, foi premiada no Revelando SP e, em 2021, foi escolhida pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) para representar os paulistas na 14º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em Brasília. Em dezembro do ano passado, mais uma vez foi uma das representantes paulistas em outra importante feira de artes, desta vez na 32ª Feira Nacional de Artesanato de Belo Horizonte. Suas redes sociais são instagram@marisa_b.silva e facebook @marisasilva.

A Fenearte

A 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada em Olinda/PE, acontece até 17 de julho. Neste ano, o evento homenageia as três décadas do movimento Manguebeat e seu fundador, Chico Science. Além das tradicionais exposições e vendas de artesanatos de diversos estados, a feira também conta com uma extensa programação, que inclui desfiles de moda, oficinas, rodas de conversa, shows musicais e aulas de gastronomia. Ao longo dos 12 dias, 5 mil artesãos expõem em 700 espaços, distribuídos em uma área de 30 mil m².