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Publicado em: 19/07/2022 - Última modificação: 19/07/2022 - 15:51
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Ouvidoria de Itanhaém realiza mais mil atendimentos no 1º semestre de 2022

TRANSPARÊNCIA - O Relatório de Atividades é uma importante ferramenta de gestão, com estatísticas, setores com mais demandas, bairros, regiões, providências e sugestões de melhorias



A Ouvidoria-Geral do Município recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

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A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém recebeu 1.049 demandas o primeiro semestre de 2022, de acordo com levantamento publicado no Relatório de Atividades. O documento é uma importante ferramenta de gestão, com as estatísticas dos atendimentos, setores com mais demandas, bairros e regiões com maior número de reclamações, as providências adotadas pela Administração Municipal e sugestões de melhorias.

Confira o relatório estatístico completo

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As plataformas mais utilizadas foram: E-mail (40%), Presencial e Telefônico (34%), Fala.BR (19%) e e-Sic (7%). Deste total, 47 delas seguiam em aberto até o dia 30 de junho de 2022 e 1.002 obtiveram resposta conclusiva.

As reclamações recebidas representaram 53% do total de manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral, enquanto que 31% foram solicitações, 7% denúncias e 7% pedido de acesso à informação. Seguindo a tendência verificada em outros órgãos públicos no Brasil e nos últimos anos na Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém, apenas 1% de todas as demandas foram Sugestões e Elogios.

Durante o primeiro semestre de 2022, a solicitação mais frequente foi sobre Manutenção de Ruas (limpeza, coleta de resíduos, cascalhamento, roçada e outros), sendo responsável por 10% de todas as demandas recebidas pela Ouvidoria-Geral. Também são frequentes os pedidos relativos à Educação (7%), IPTU (7%), Iluminação Pública (7%), Dívida Ativa (6%), Recursos Humanos (5%), Emprego (4%) e Comércio (4%).

Mais uma vez, a Secretaria de Serviços e Urbanização lidera as demandas da Ouvidoria-Geral do Município. De qualquer forma, há uma grande queda no número de reclamações. Somente considerando mesmo período do ano passado, as demandas caíram 53% (452 em 2021 contra 213 em 2022). Iluminação pública caiu 75% (289 em 2021 contra 71 em 2022). Também foram registradas quedas no número de demandas relacionadas a IPTU, Dívida Ativa e Comércio.

Parte das demandas (345 dos 1.049 atendimentos recebidos) foi possível identificar o bairro onde foi solicitado um serviço ou partiu a reclamação do munícipe. Desde 2018, a Região do Gaivota lidera as demandas com 38% de todos os pedidos; seguido pelas regiões do Suarão (31%), Belas Artes (14%), Centro (10%) e América (7%).

A Ouvidoria-Geral do Município faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social, que recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

PROVIDÊNCIAS ADOTADAS – O relatório também publicou os principais problemas identificados pela Ouvidoria-Geral e as providências adotadas. O setor separou as demandas em “complexas”, no qual exigem ações de longo prazo, e “corriqueiras”, com pedidos de informações e solicitações de serviços rotineiros da Prefeitura de Itanhaém.

PAINEL RESOLVEU? – O Painel Resolveu?,do Governo Federal, é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR.

O grau de satisfação do munícipe com a Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itanhaém foi de 42%. O índice de resolutividade está em 31% (Sim), 17% (parcialmente atendida) e 51% (Não) – próximo da média nacional (39%). Um dado positivo é que 98% das demandas recebidas pela Prefeitura de Itanhaém foram respondidas dentro do prazo.

Confira como entrar em contato com a Ouvidoria-Geral do Município:

Presencial: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Telefônico: (13) 3421 1600 – ramal 1274, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Ouvidoria on-line: www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria.

Correspondência: Avenida Washington Luiz, 75, Centro, Itanhaém/SP – CEP: 11740-000 (aos Cuidados da Ouvidoria-Geral do Município). E-mail: [email protected].

E-Sic: https://www2.itanhaem.sp.gov.br/servico-de-informacao-ao-cidadao-sic/

Sic: Nas dependências da Secretaria de Comunicação Social, no Paço Municipal Anchieta (Avenida Washington Luiz, 75, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.


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