Publicado em: 20/07/2022 - Última modificação: 21/07/2022 - 12:50

Prefeitura capacita servidores que atuam na zeladoria e Meio Ambiente

CURSO - A iniciativa visa orientar as equipes quanto ao manejo correto das espécies arbóreas, objetivando melhorar as podas praticadas no município sem danificar as árvores

Com a finalidade de orientar as equipes de poda da prefeitura quanto ao manejo correto das espécies arbóreas, o Departamento de Meio Ambiente realizou na última semana, no Centro de Educação Ambiental, o curso sobre os princípios da poda e manejo da arborização urbana. A capacitação realizada pelo Engenheiro Agrônomo e ex-coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva, buscou aperfeiçoar as podas praticadas no município sem que as árvores sejam danificadas.

Alem da equipe da Secretaria de Serviços e Urbanização, responsável pelo serviço na cidade, também participaram da capacitação as equipes de técnicos e de fiscalização do Departamento de Meio Ambiente, encarregados pelo licenciamento ambiental e também os servidores do Centro de Pesquisas e Educação Ambiental, incumbidos pelo Banco de Mudas e ações de orientação e conscientização sobre arborização urbana do Projeto Meu Bairro Verde. O curso contou ainda, com a participação de técnicos do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Mongaguá.

IMPORTÂNCIA- Quando a poda é realizada de forma inadequada, as copas podem ficar desequilibradas, aumentando os riscos de queda ou acidentes podendo gerar multa para infrator.A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente disponibiliza no site da Prefeitura cartilhas de orientação sobre como realizar a poda da maneira correta.