Publicado em: 21/07/2022 - Última modificação: 04/08/2022 - 16:52

Prefeitura disponibiliza nova ferramenta para denúncias sobre focos do mosquito Aedes Aegypti

PREVENÇÃO - No site oficial da Prefeitura, a denúncia pode ser feita de forma identificada ou anônima

Perto da sua casa tem algum local onde existe foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya? Se sim, a partir de agora, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde está disponibilizando a população uma nova ferramenta de atendimento dedicada ao recebimento de denúncias no site da Prefeitura.

A denúncia pode ser feita pelo cidadão, neste link, de forma identificada ou anônima, mas deve informar o motivo da queixa e endereço completo do local, se possível com ponto de referência.

A iniciativa tem como objetivo unir esforços para reduzir a infestação do mosquito no período favorável à sua proliferação. Podem ser denunciados terrenos baldios (com recipientes que acumulem água parada), casas de acumuladores, ou que contenham caixas d’água destampadas, como também piscinas sujas que possam contribuir para proliferação das doenças. Todas as demandas serão registradas e encaminhadas ao departamento de Controle de Endemias da Vigilância Sanitária para a fiscalização e possíveis punições.

ARBOVIROSES – São as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por insetos (principalmente mosquitos) e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos pelo Aedes aegypti