Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/07/2022 - Última modificação: 28/07/2022 - 17:52
[email protected]

No ‘Dia do Agricultor’, Prefeitura destaca a importância dos produtores rurais

FORTALECIMENTO - Nos anos 60, Itanhaém já foi conhecida como a maior produtora de banana do país. Atualmente a agricultura família é predominante na cidade



Compartilhar:

Nesta quarta-feira, 28, é comemorado em todo país, o ‘Dia do Agricultor”. Para celebrar a data, o prefeito Tiago Cervantes participou de um café da manhã promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em homenagem aos homens que trabalham no campo, nas áreas rurais da cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

 “Em Itanhaém desenvolvemos importantes projetos que impulsionam a agricultura familiar, como a Feira do Produtor, a aquisição de alimentos para a merenda escolar, o suporte do Banco de Alimentos, além de cursos para capacitar e qualificar os trabalhadores e empreendedores do campo. Parabéns a todos os agricultores, contem com o nosso trabalho para estimular e fortalecer a agricultura familiar”, disse o prefeito Tiago Cervantes.

Em sua história, na década de 60, Itanhaém foi conhecida como a maior produtora de banana do país. Atualmente, vive uma realidade diferente, onde as imensas propriedades foram substituídas por outras bem menores e repletas de agricultores familiares.

Por intermédio da Associação dos Produtores Rurais, Pescadores Artesanais, Aquicultores e Indígenas de Itanhaém e Região (AMIBRA), a cidade possui hoje, 64 associados, que se dedicam a produção de vários produtos, além da banana, como palmito pupunha, batata doce, mandioca, inhame, cará, couve, alface, escarola, repolho, cenoura, beterraba, salsinha e cebolinha. Há ainda, nove agricultores orgânicos atestados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que garantem por lei, 30% de valorização no preço de seus produtos.

Desde 2008, com a implantação do PAA Municipal, os agricultores familiares locais são contemplados e têm seus produtos saudáveis destinados à alimentação dos alunos e pessoas assistidas pelo PAA e PNAE. Recentemente, em abril, por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo que promove inovações no campo, foi entregue a modernização da Feira do Produtor com novas barracas e portal inflável.

“Todos os dias quando almoçamos, jantamos ou tomamos algum lanche, devíamos refletir quantos produtos vem da agricultura e pecuária. Quase tudo o que ingerimos depende do trabalho do homem do campo. Mesmo sabendo que são muitos os desafios, celebramos a data acreditando na força do trabalho e na sua importância no dia a dia de toda a população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento econômico, Rogélio Salceda.