Publicado em: 28/07/2022 - Última modificação: 28/07/2022 - 17:52

No ‘Dia do Agricultor’, Prefeitura destaca a importância dos produtores rurais

FORTALECIMENTO - Nos anos 60, Itanhaém já foi conhecida como a maior produtora de banana do país. Atualmente a agricultura família é predominante na cidade

Nesta quarta-feira, 28, é comemorado em todo país, o ‘Dia do Agricultor”. Para celebrar a data, o prefeito Tiago Cervantes participou de um café da manhã promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em homenagem aos homens que trabalham no campo, nas áreas rurais da cidade.

“Em Itanhaém desenvolvemos importantes projetos que impulsionam a agricultura familiar, como a Feira do Produtor, a aquisição de alimentos para a merenda escolar, o suporte do Banco de Alimentos, além de cursos para capacitar e qualificar os trabalhadores e empreendedores do campo. Parabéns a todos os agricultores, contem com o nosso trabalho para estimular e fortalecer a agricultura familiar”, disse o prefeito Tiago Cervantes.

Em sua história, na década de 60, Itanhaém foi conhecida como a maior produtora de banana do país. Atualmente, vive uma realidade diferente, onde as imensas propriedades foram substituídas por outras bem menores e repletas de agricultores familiares.

Por intermédio da Associação dos Produtores Rurais, Pescadores Artesanais, Aquicultores e Indígenas de Itanhaém e Região (AMIBRA), a cidade possui hoje, 64 associados, que se dedicam a produção de vários produtos, além da banana, como palmito pupunha, batata doce, mandioca, inhame, cará, couve, alface, escarola, repolho, cenoura, beterraba, salsinha e cebolinha. Há ainda, nove agricultores orgânicos atestados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que garantem por lei, 30% de valorização no preço de seus produtos.

Desde 2008, com a implantação do PAA Municipal, os agricultores familiares locais são contemplados e têm seus produtos saudáveis destinados à alimentação dos alunos e pessoas assistidas pelo PAA e PNAE. Recentemente, em abril, por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo que promove inovações no campo, foi entregue a modernização da Feira do Produtor com novas barracas e portal inflável.

“Todos os dias quando almoçamos, jantamos ou tomamos algum lanche, devíamos refletir quantos produtos vem da agricultura e pecuária. Quase tudo o que ingerimos depende do trabalho do homem do campo. Mesmo sabendo que são muitos os desafios, celebramos a data acreditando na força do trabalho e na sua importância no dia a dia de toda a população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento econômico, Rogélio Salceda.