Serviços
acessibilidade



Publicado em: 02/08/2022 - Última modificação: 02/08/2022 - 11:43
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

IBGE inicia levantamento do Censo 2022 em Itanhaém

PLANEJAMENTO - No Município, estão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios até o dia 31 de outubro, com duas coordenadorias



Todos os recenseadores estarão uniformizados, com colete de identificação, boné (escrito “Censo 2020”), crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC)

Compartilhar:

Levantamento que será o responsável por traçar os investimentos prioritários na saúde, educação, transporte, habitação, energia e em programas sociais de todo o Brasil, o Censo 2022 do IBGE iniciou as visitas domiciliares em Itanhaém na última segunda-feira (1º). Na Cidade, estão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios do Município até o dia 31 de outubro, com duas coordenadorias.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O Censo do IBGE é uma das maiores operações censitárias do mundo e segue todas as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento é uma ampla coleta de dados de toda a população brasileira para traçar o perfil socioeconômico do país, como idade, sexo, etnia, religião, escolaridade, saneamento básico, renda e muitas outras informações relevantes para a implementação de políticas públicas e a realização de investimentos públicos e privados.

Em cada domicílio serão aplicados dois tipos de questionário: básico (26 quesitos, realizados em 100% dos lares e duração em torno de 5 minutos) e o ampliado (77 perguntas, realizado em cerca de 11 % das residências e duração de 16 minutos)

Segundo o IBGE, apenas uma pessoa maior de 12 anos poderá responder o questionário sobre todos os residentes do lar. Caso o recenseador não encontrar um morador na casa, ele primeiramente deixará recado ou tentará contato por telefone. Se ainda assim não tiver retorno, o recenseador deverá voltar mais quatro vezes na mesma residência em turnos alternados.

Será possível ao questionário do Censo 2022 via internet ou por telefone, porém é necessário que o recenseador visite o domicílio para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

Estão previstos para serem divulgados os primeiros dados do Censo 2022 em dezembro deste ano. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a Lei Federal nº 5.534/68, Lei Federal nº 5.878/73 e o Decreto Federal nº 73.177/73.

COMO IDENTIFICAR – Todos os recenseadores estarão uniformizados, com colete de identificação, boné (escrito “Censo 2020”), crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível pesquisar a matrícula dos recenseadores no site https://respondendo.ibge.gov.br/ pelo telefone 0800 721 8181 (segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 14 horas).


Palavras-chave: , ,