Publicado em: 11/08/2022 - Última modificação: 22/08/2022 - 11:28

Biblioteca Digital de Itanhaém dará acesso a mais de 30 mil livros grátis

INCENTIVO - Com amplo acervo, a iniciativa busca a formação de novos leitores em toda a cidade

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes viabiliza um avanço ao incentivo à leitura dos munícipes, o lançamento da Biblioteca Digital de Itanhaém (BDI). Por meio de contrato firmado com a Plataforma Árvore de Livros, alunos, professores e munícipes terão acesso gratuito ao inteiro teor do acervo de mais de 30 mil livros por meio do tablets; eReader; smartphones, notebooks e computadores de um modo geral.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O lançamento da Biblioteca Digital acontece a partir de hoje (11), em comemoração ao dia do Estudante. A apresentação pública será nesta sexta – feira (12), durante o Seminário Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, que acontece no Centro de Capacitação do Professor e Teatro “Eva Wilma”, na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no Centro, a partir das 9 horas, e contará com a presença do prefeito Tiago Cervantes.

Acervo digital, dispositivos eletrônicos e mobiliários farão parte da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, selecionada pelo Governo Federal para receber as modernizações digitais. O município está entre as quatro cidades do Estado escolhidas por edital, com o objetivo de estimular a leitura, promover a inclusão digital e oferecer um ambiente adequado à população para o uso de tecnologias. A ação foi viabilizada por meio de convênio firmado entre a Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural e a Prefeitura de Itanhaém.

A Biblioteca Digital funciona com o sistema de streaming e o usuário não precisa baixar o arquivo do eBook em seu dispositivo de leitura, basta apenas carregá-lo na tela. Esse sistema oferece maior segurança contra atos de pirataria.

Além disso, a plataforma também oferece suporte pedagógico aos usuários educadores, sequências didáticas, relatórios de leitura e projetos temáticos. É possível ainda realizar a leitura sem internet, facilitando o acesso daqueles que possuem limitações de conexão.

O acesso é destinado livremente a toda população residente em Itanhaém e, para acessar a plataforma não é necessário comparecer à Biblioteca Municipal. Basta enviar um e-mail para cadastramento, informando nome completo, data de nascimento e e-mail de contato.

Para realizar o cadastro, basta acessar este link. Depois disso, é só aguardar um e-mail de confirmação, no qual constará uma senha de acesso e todas as instruções para utilizar a ferramenta por 15 dias. Após este período, é possível solicitar a renovação do acesso mediante disponibilidade de logins. Para renovar o acesso, o leitor deve entrar em contato com a biblioteca por telefone ou email.

A plataforma é intuitiva e conta com diversos recursos como sugestão de livros, marcar a página em que parou, acessibilidade com opção de ajuste da letra e luminosidade. Conta também, com proteção contra violação de direitos autorais, não sendo possível cópia ou reprodução do conteúdo.

Para dúvidas ou mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (13) 3426-1477, ou comparecer na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.