Publicado em: 12/08/2022 - Última modificação: 18/08/2022 - 12:36

Itanhaém assina termo que prevê bem-estar e resgate de animais

Na última quarta-feira (10), o prefeito Tiago Cervantes assinou a ordem de serviço do Termo de Colaboração que prevê ações de desenvolvimento do bem-estar animal. Estão previstos no Termo de Colaboração com a entidade “Instituto Saúde Animal” diversos serviços, entre eles, 2.490 castrações e a microchipagem para o controle populacional de animais.

O resgate de animais vítimas de maus tratos (de seus tutores ou abandonados em situação de maus tratos) será realizado mediante a denúncia registrada no portal, neste link, e apurada pela equipe técnica da Prefeitura. Constatada a situação, mediante critérios técnicos, o acolhimento acontece pela Ong, que está localizada na Estrada do Rio Preto, 3301, no Gaivota. A entidade dará sequência ao primeiro atendimento, vacinação, vermifugação, castração e microchipagem dos animais.

O termo prevê ainda, a realização de feiras de adoção para que os animais encontrem um novo lar adequado, com os devidos cuidados e carinho.

“Estamos implantando ações concretas e efetivas visando o Bem – Estar Animal. Essas ações contribuirão para o controle de zoonoses e para o resgate de animais vítimas de maus-tratos, que receberão todo o amor, carinho e cuidado pelas nossas equipes”, explicou César Augusto de Souza Ferreira, secretário de Planejamento e Meio Ambiente.

O munícipe também poderá procurar a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, na Avenida Washington Luiz, 75, Centro, bloco 3, no 2º andar, sala 42. O telefone para dúvidas ou mais informações é o (13) 3421-2608, que funciona de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.

CASTRAÇÃO – Além dos animais resgatados, a entidade também será responsável pelo serviço de castração social de animais domésticos, destinado às famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico (que atendem os critérios de vulnerabilidade definidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), e ainda os protetores independentes.

Saiba como solicitar:

Castração Social (CadÚnico) – os interessados devem acessar o site oficial da Prefeitura, neste link, para realizar o cadastro. O telefone para dúvidas ou mais informações é o (13) 3421-1608, que funciona de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.

Protetores Independentes – Devem comparecer na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, na Avenida Washington Luiz, 75, Centro, bloco 3, 2º andar, sala 42.