Publicado em: 15/08/2022 - Última modificação: 24/08/2022 - 11:29

Prefeitura investe na Rede Básica, com reforma de unidades e nova USF Guapurá

SAÚDE - Passa por reforma a USF Coronel e, no Suarão, as obras começarão em breve. A unidade do Guapiranga já foi entregue.

A nova USF Guapurá irá ampliar o atendimento para cerca de 8 mil pessoas

Proporcionar prevenção, promoção e acompanhamento em saúde, cobertura vacinal e atenção às famílias. É com este intuito que a Prefeitura de Itanhaém está investindo na reforma e ampliação de Unidades de Saúde da Família da Cidade, além da construção de uma nova no populoso bairro do Guapurá. Passa por reforma completa a USF Coronel e, no Suarão, as obras começarão em breve. Já a unidade do Guapiranga foi entregue ano passado.

“Nosso intuito é proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais e estender estes cuidados a população atendida na Rede de Atenção Básica. Estamos concentrando esforços para ofertar sempre melhor qualidade de vida e trazer eficiência aos munícipes”, destacou o prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes.

CORONEL – Iniciadas em abril deste ano, a unidade do Jardim Coronel está em reestruturação completa. O local passa por reforma estrutural, elétrica e hidráulica e reconstrução de todo o telhado, além de troca de janelas e portas e novas louças e sanitários.

A USF Coronel atende cerca de 6 mil moradores e o novo prédio terá consultórios, farmácia, salas de enfermagem, curativo, preparo e vacina, além de banheiros e nova recepção.

GUAPURÁ – Está em construção ainda a nova USF do Guapurá, onde está em obras na quadra 40, Rua 22. A parte estrutural já foi erguida e, no momento, está sendo realizado o revestimento, para posterior acabamento e finalizações das instalações elétricas e hidráulicas.

A iniciativa irá facilitar e ampliar o atendimento para cerca de 8 mil pessoas. No Guapurá, 95% da população é dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os serviços das demais USFs serão ofertados, como coleta de exames, consulta médica, enfermagem, odontologia, farmácia, psicologia, medicação, vacinação, teste de gravidez e testagem rápida.

GUAPIRANGA – Já entregue à população, os moradores do bairro do Guapiranga e adjacências já podem contar com o atendimento da nova USF “Luiz Roberto Naccarato”. Reinaugurada em setembro de 2021, a nova estrutura do equipamento proporcionou mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários.

Com edificações mais modernas, o local foi totalmente reestruturado. Para melhor acomodação dos pacientes, a recepção e a sala de triagem foram remodeladas e ampliadas proporcionando um ambiente mais humanizado. Consultórios de atendimento médico, as salas de enfermagem, a farmácia foram ampliados, além do almoxarifado e o espaço para curativos e medicação.

SUARÃO –O próximo imóvel a passar por reforma é a USF do Suarão (Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão). A unidade foi transferida provisoriamente para a Rua Augusto Ribeiro de Carvalho, 3106, Nova Itanhaém (lado praia – paralela à linha do trem), mantendo todo o atendimento.

Palavras-chave: , , ,