Publicado em: 15/08/2022 - Última modificação: 18/08/2022 - 14:49

Semana do Patrimônio inicia nesta quarta (17) com vasta programação

CULTURA - A ação contará com diversas atividades, como, conferências, apresentações de cultura tradicional, mesas de diálogos, entre outras. Na oportunidade será outorgada a Comenda Ernesto Zwarg Jr, destinada as personalidades com relevantes trabalhos em prol do patrimônio imaterial

Com o objetivo de evidenciar a preservação do Patrimônio Cultural na cidade e envolver a sociedade, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, promoverá a partir desta quarta-feira (17), até domingo (21), a Semana do Patrimônio Cultural de Itanhaém. Com o apoio da Prefeitura de Itanhaém, a ação contará com diversas atividades, como, conferências, apresentações de cultura tradicional, mesas de diálogos, entre outras.

A abertura oficial acontece nesta quarta (17), às 19 horas, no Teatro Eva Wilma, na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, Centro, onde na oportunidade será outorgada a Comenda Ernesto Zwarg Jr, destinada as personalidades com relevantes trabalhos em prol do patrimônio imaterial (manifestações culturais tradicionais, danças, músicas, cultura caiçara e regional, entre outros). No local ainda haverá uma conferência com o folclorista Toninho Macedo (idealizador do Festival Revelando SP e fundador da Abaçaí Cultura e Arte).

O evento contará ainda com três dias de mesas de diálogos com representantes dos mais variados seguimentos relacionados ao patrimônio imaterial, apresentação de cultura tradicional e documentário. A programação contará com uma vasta gama de atrações e atividades para o público, confira abaixo o cronograma completo:

17 de agosto – quarta-feira (Teatro Eva Wilma)

19 horas – Sessão Solene – Abertura Oficial da Semana do Patrimônio

● Protocolo

● Composição da Mesa e Falas de organizadores e autoridades

Apresentação da Proposta da Comenda da Memória – (Patrono Ernesto Zwarg Jr.).

● Homenageados

Considerações Gerais

20 horas – Conferência: Patrimônio Imaterial: Identidade de um povo – com Toninho Macedo

18 de agosto – quinta-feira: Patrimônio e Memória

19 horas – Abertura da Exposição “Retratos e Relatos” – COFIT (Museu Conceição de Itanhaém)

19h30 – A importância do Patrimônio Imaterial para a construção da Memória e Identidade. (Gabinete de Leitura “José Rosendo”)

Mesa de Diálogos:

● Mário de Andrade e a Construção da Identidade Brasileira – com Fátima Cristina Pires.

● Festa do Divino e Reisado como Patrimônio e Identidade Imaterial – com Ernesto Bechelli.

● As procissões e a Festa da Padroeira como identidade do povo – com Fernando Gregório.

Menção à Villa da Conceição na “Carta do governador Tomé de Sousa ao rei [D. João III] com notícias das terras do Brasil”, de 1 de junho de 1553 – com Prof. Ms. Rosangela Aparecida da Conceição.

19 de agosto – sexta-feira: O Fazer e o Falar se faz memória (E.E. Benedicto Calixto)

19 horas – Mesa de Diálogos:

● A importância da Ancestralidade na construção e preservação da Identidade Cultural –

● O artesanato de Itanhaém como identidade local – Artesão André Hidalgo Ventura

● Artesanato de Palavras – com Rosa Maria de Moraes (Academia Itanhaense de Letras)

● Importância na preservação, proteção e cuidados com o patrimônio histórico – Prof. Eduardo Terovydes Neto.

● A Linguagem Caiçara – com Maria Tereza Leal Diz

● O ugupiara e outras bizarrias caiçaras – Chrystina Magalhães e André Lopes

20 de agosto – sábado: A música como união de ideias e manifestações que integram a memória afetiva. (Gabinete de Leitura “José Rosendo”)

9h30 – Mesa de Diálogos:

● A dança da Capoeira suas tradições e segmentos como patrimônio imaterial – Aline Dominiski.

● A música como guardiã e divulgadora do patrimônio local – Maestro Luiz Baeta

● O Fandango Caiçara e os seus instrumentos – Mestre Ciro Xavier

15 às 20 horas – Apresentações de Cultura Tradicional (Estação Ferroviária/ R. Cunha Moreira)

● Grupos de Capoeira – Associação de Capoeira Unidos da Regional

● Grupo de Congada São Benedito – Itariri

● Danças Étnicas

● Grupo de Fandango Raízes da Juréia.

● Reisado de Itanhaém

Dia 21 de agosto – domingo – (Teatro Eva Wilma)

19 horas – Lançamento do Mini Documentário Sobre o Reisado de Itanhaém (contemplado pelo Lei Aldir Blanc)

19h30 – Show “Cantos do Litoral” com o Grupo Peabirú.

Dia Nacional do Patrimônio Histórico – Comemorada em 17 de agosto, a data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Iphan em 1937. O Instituto é o responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos. A data é importante para conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais.
No município, a Semana do Patrimônio Cultural foi instituída em 2021 de forma oficial pela Lei Municipal 4510/2021.