Publicado em: 18/08/2022 - Última modificação: 19/08/2022 - 10:29

Programação da Semana do Patrimônio Cultural continua até domingo (21)

CULTURA - O evento traz diversas atividades, como, conferências, apresentações de cultura tradicional, mesas de diálogos, entre outras

Com o objetivo de evidenciar a preservação do Patrimônio Cultural no município e envolver a sociedade, a #Irmandade de Nossa Senhora da Conceição está promovendo a Semana do #Patrimônio Cultural de Itanhaém até o próximo domingo (21).

A ação conta com o apoio da Prefeitura e o evento traz diversas atividades, como, conferências, apresentações de cultura tradicional, mesas de diálogos, entre outras.

O evento é aberto ao público e totalmente gratuito.

Confira a programação:

Dia 18 – Patrimônio e Memória

19h – Abertura da Exposição “Retratos e Relatos” (COFIT)
Local: Museu Conceição de Itanhaém

19h30 – A importância do Patrimônio Imaterial para a construção da Memória e Identidade

Mesa de Diálogo
Local: Gabinete de Leitura

Mário de Andrade e a Construção da Identidade Brasileira com Fátima Cristina Pires.

Festa do Divino e Reisado como Patrimônio e Identidade Imaterial com Ernesto Bechelli.

As procissões e a Festa da Padroeira como identidade do povo com Fernando Gregório.

Menção à Villa da Conceição na “Carta do governador Tomé de Sousa ao rei (D. João III) com notícias das terras do Brasil”, de 1 de junho de 1553 com Prof. Ms. Rosangela Aparecida da Conceição.

Dia 19 – O Fazer e o Falar se faz memória

19h – Mesa de Diálogo
Local: E.E Benedicto Calixto

A importância da Ancestralidade na construção e preservação da Identidade Cultural

O artesanato de Itanhaém como identidade local com Artesão André Hidalgo Ventura

Artesanato de Palavra com Rosa Maria de Moraes (Academia Itanhaense de Letras)

Importância na preservação, proteção e cuidados com o patrimônio histórico com Prof. Eduardo Terovydes Neto.

A Linguagem Caiçara com Maria Tereza Leal Diz

O ugupiara e outras bizarrias caiçaras com Chrystina Magalhães e André Lopes

Dia 20 – A música como união de ideias e manifestações que integram a memória afetiva

9h30 – Mesa de Diálogo
Local: Gabinete de Leitura

A dança da Capoeira suas tradições e segmentos como patrimônio imaterial – Aline Dominiski.

A música como guardiã e divulgadora do patrimônio local – Maestro Luiz Baeta

O Fandango Caiçara e os seus instrumentos – Mestre Ciro Xavier

15 às 20 horas – Apresentações de Cultura Tradicional
Local: Estação Ferroviária na Rua Cunha Moreira (Em caso de chuva será transferido para o Teatro Eva Wilma, na Rua Condessa de Vimieiros, 1131, Centro)

Grupos de Capoeira – Associação de Capoeira Unidos da Regional

Grupo de Congada São Benedito (Itariri)

Danças Étnicas

Grupo de Fandango Raízes da Juréia

Reisado de Itanhaém

Dia 21

19h – Lançamento do Mini Documentário Sobre o Reisado de Itanhaém (contemplado pelo Lei Aldir Blanc)

19h30 – Show “Cantos do Litoral” com o Grupo Peabirú

Local: Teatro Eva Wilma

Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, Centro

Dia Nacional do Patrimônio Histórico – Comemorada em 17 de agosto, a data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Iphan em 1937. O Instituto é o responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos. A data é importante para conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais.
No município, a Semana do Patrimônio Cultural foi instituída em 2021 de forma oficial pela Lei Municipal 4510/2021.