Publicado em: 01/09/2022 - Última modificação: 05/09/2022 - 09:39

Projeto sustentável distribui composteiras domésticas

MEIO AMBIENTE - Moradores selecionados participaram de encontro conscientizador no Centro de Educação Ambiental

Na última quinta-feira (25), a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, selecionou moradores e entidades para participarem do projeto Composta Itanhaém. O objetivo é conscientizar a população do Município acerca da importância da destinação adequada dos resíduos sólidos, orgânicos e a praticidade da compostagem doméstica.

Realizada pelos técnicos do Departamento de Meio Ambiente no Centro de Educação Ambiental, a Oficina passou orientações teóricas e práticas de como utilizar a composteira doméstica e acabou por demonstrar o trabalho de compostagem de resíduos verdes.

Além de ser uma comunidade de troca de conhecimentos e experiências, estratégias de multiplicação da prática de compostagem serão aplicadas com o intuito de ajudar a gerar dados para criação do Programa Municipal de Compostagem. Ao todo, 14 composteiras foram distribuídas e mais nove deverão ser entregues nas próximas etapas do projeto, com a realização de oficinas de capacitação abertas à população.

FUNCIONAMENTO – O processo de caixas digestoras transformam o lixo orgânico em adubo natural com o auxílio das minhocas acaba resultando em um biofertilizante, que segue direto para a caixa coletora e pode ser retirado pela torneira que vem equipada na composteira.

Palavras-chave: , ,