Publicado em: 06/09/2022 - Última modificação: 13/09/2022 - 15:26

Itanhaém inicia trabalhos para o desenvolvimento do turismo rural

PLANEJAMENTO - Devido ao seu grande potencial turístico e rural, a cidade busca em suas raízes uma nova forma de fomentar o setor

Você sabia que na década de 60, Itanhaém já foi a maior produtora de banana do País? Devido ao seu grande potencial turístico e rural, a cidade busca em suas raízes uma nova forma de fomentar o setor que atrai desenvolvimento sustentável. Para isso, a Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura, está realizando um levantamento de dados que servirá como base para melhor desenvolver a atividade turística na área rural da cidade.

O objetivo inicial é resgatar a história do campo através de ações focadas em entrevistas e gravações audiovisuais com colaboradores e proprietários das fazendas que trabalharam na época áurea do cultivo da banana, entre as décadas de 40 e 60. “A riqueza histórica que observamos no território rural não pode se perder. A época áurea da banana guarda muitos fatos e acontecimentos que devemos resgatar e divulgar”, afirmou a diretora de Agricultura, Thais Muraro.

Serão realizadas também, visitas técnicas às propriedades rurais com a finalidade de inventariar fazendas, sítios e arrendamentos interessados em desenvolver o turismo rural associado ao ecoturismo e ao turismo de aventura, dentro da perspectiva do turismo de base comunitária.

“Nossa cidade possui uma vasta área rural. A intenção é diversificar os atrativos, gerando um novo segmento turístico que promova o turismo durante o ano inteiro, diminuindo a sazonalidade e criando uma nova renda à comunidade rural. Além disso, é preciso valorizar as belezas naturais, aspectos históricos e culturais da nossa cidade e estimular as visitas de turistas, e também, dos próprios moradores, que ainda não conhecem a grandeza de nossa área rural”, afirmou o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella.

A área rural de Itanhaém possui atualmente muita variedade de produção e oferta de serviços voltados à agricultura familiar. Esses produtos abastecem meios de hospedagens, bares, restaurantes, escolas e comércios em geral, sendo possível, que turistas e munícipes possam adquirir os produtos diretamente nas propriedades rurais, uma combinação perfeita para o crescimento do setor no município. Isso traz uma grande conexão do visitante com o agricultor e seu modo de vida, agregando valores às suas tradições e saberes, além do contato direto com a natureza.