Publicado em: 10/09/2022 - Última modificação: 10/09/2022 - 22:54

Charles do Bronx realiza seminário de abordagens táticas para a GCM de Itanhaém

SEGURANÇA - O curso, que foi ministrado nas dependências da quadra esportiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, na prainha , teve a participação de integrantes da Guarda Civil de Mongaguá

O campeão mundial de UFC, Charles do Bronx participou neste sábado (10), de um seminário de abordagens táticas e de autodefesa, para a Guarda Civil Municipal de Itanhaém. Além do campeão também estava o seu mestre em artes marciais, lutador de MMA, Jorge Patino Macaco. Ambos vieram a Itanhaém a convite de Milton Saldiba Passarelli de Campos Júnior, o Milton Gordo, que é amigo pessoal de Macaco há muitos anos. O Prefeito Municipal, Tiago Cervantes, assistiu às aulas.

O curso, que foi ministrado nas dependências da quadra esportiva da Secretaria de Desenvolvimento Social, na prainha , teve a participação de integrantes da Guarda Civil de Mongaguá.

Em 2021 a Prefeitura de Itanhaém convocou 30 novos guardas e recentemente mais 20, completando 50 novos agentes aprovados no concurso de 2019.

Todos os novos integrantes participam do curso de formação técnico-profissional para que possam ingressar na GCM. O curso com duração de mais de 600 horas, contém em seu conteúdo programático, aulas sobre Administração Pública e Estrutura da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal; Direitos Humanos e Ações Preventivas; Relações Sociais; Legislação Penal; Técnicas Operacionais; Sistemas de Apoio Operacional; Controle de Distúrbios Civis; Postura e Atitude; Atividade Física, Qualidade de Vida e Defesa Pessoal; Primeiros Socorros; Trânsito; Legislação Pertinente à Guarda Civil Municipal; Armamento e Tiro – Emprego de Equipamentos não Letais e Letais.

O curso segue a Matriz Curricular Nacional para Formação dos guardas municipais, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e contará com instrutores da própria instituição, bem como membros de outras instituições policiais, membros do judiciário, entre outros.

Segundo Milton Campos, os profissionais da guarda são preparados para combater a criminalidade. “A nossa guarda municipal atua diretamente na preservação do patrimônio público, combate a criminalidade e preservação da ordem. Trabalham efetivamente na busca por uma cidade cada dia mais segura. O curso de formação objetiva capacitar, para melhor atender a população”, afirmou.

Charles do Bronx • Charles Oliveira da Silva, conhecido como Charles do Bronx, é natural do Guarujá e é um lutador de jiu-jitsu e artes marciais mistas  e campeão peso-leve do Ultimate Fighting Championship (UFC). É o maior finalizador da história da organização, com 16 no total, e o que mais venceu lutas pela via rápida (nocaute ou finalização), totalizando 19. Em 16 de maio de 2021, nocauteou o americano Michael Chandler tornando-se campeão peso-leve do UFC, o segundo brasileiro a conquistar o cinturão nessa categoria e o 18° no UFC.

Investimento em segurança • Desde janeiro de 2021, a Secretaria de Trânsito e Segurança tem investido pesado no município. Foram instaladas 1068 câmera de monitoramento além de 30 novas câmeras OCR, que realiza a leitura dos caracteres das placas de veículos suspeitos. Também foram adquiridas novas 7 viaturas para a GCM, além de veículo para a patrulha rural e da defesa civil. Em agosto a Prefeitura de Itanhaém também adquiriu 37 novas armas, sendo 30 pistolas 9 mm, 4 carabinas 9 mm, 3 espingardas calibre 12, e munições compatíveis aos equipamentos.