Serviços
acessibilidade



Publicado em: 12/09/2022 - Última modificação: 20/09/2022 - 14:52
[email protected]

Saúde realiza rodas de conversa sobre prevenção ao suicídio e saúde mental

SETEMBRO AMARELO - É o mês escolhido para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio



O objetivo é ressaltar a importância da saúde mental e valorização da vida,  além de espaços de encontro que fortalecem o sentimento de pertencimento

Compartilhar:

Com o objetivo de ressaltar a importância da saúde mental e valorização da vida,  além de espaços de encontro que fortalecem o sentimento de pertencimento, as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde realizarão nos dias 13, 22 e 23 de setembro rodas de conversas e debates para os servidores públicos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Setembro Amarelo é o mês escolhido pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Conselho Federal de Medicina e Centro de Valorização da Vida para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

A iniciativa busca disponibilizar orientações sobre saúde psicossocial, participação ativa da comunidade sobre o tema e qual a rede de apoio disponibilizada pelo Município para atendimento da população que esteja em sofrimento mental.

Para buscar ajuda, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (telefone 188). Ou vá até o CAPS II, localizado Rua Egas Muniz Arruda Botelho, 225, Satélite. Tel.: (13) 3427 6317.

ORIGEM – A origem do Setembro Amarelo iniciou-se nos Estados Unidos quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Confira a programação completa:

13 de setembro – acontece a roda de conversa sobre setembro amarelo com médicos, enfermeiros e psicólogos da rede. Das 08 às 12 horas, e outra turma das 13 às 17 horas.

22 e 23 de setembro – roda de conversa sobre saúde mental e prevenção de suicídio (Setembro amarelo) – Nos dois dias serão turmas das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.


Palavras-chave: , ,