Publicado em: 20/09/2022 - Última modificação: 21/09/2022 - 16:15

Gabinete de Leitura recebe oficina sobre Cinema Brasileiro nesta quinta (22)

CULTURA - Com vagas limitadas, os interessados devem ter no mínimo 15 anos se inscrever previamente via formulário online

A oficina “O Cinema Brasileiro e a Independência — Identidade e Representação”, com o cineasta Bruno Cucio, acontece nesta quinta-feira (22)

Em parceria com o Pontos MIS, o Gabinete de Leitura José Rosendo terá uma tarde de cultura fílmica para todos os interessados na sétima arte, a oficina “O Cinema Brasileiro e a Independência — Identidade e Representação”, com o cineasta Bruno Cucio. A atividade gratuita acontece nesta quinta-feira (22), das 13 às 17 horas.

Com vagas limitadas, os interessados devem ter no mínimo 15 anos e se inscrever previamente via formulário online neste link, até às 9 horas desta quinta-feira (22). Ao final da atividade, serão concedidos certificados de participação.

A oficina visa promover a discussão sobre o cinema nacional e independência no Brasil, explorando a representação do momento histórico e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento da indústria audiovisual no âmbito econômico do setor. Aborda, também, o conceito de cinema independente brasileiro em relação aos grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, que buscaram representar a identidade do Brasil e de seu povo.

SOBRE O OFICINEIRO — Bruno Cucio é Graduado pela FAAP em Cinema, mestre pelo departamento de artes da UNESP, sócio da Travessia Filmes e desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino.

PONTOS MIS – O programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O projeto percorre diferentes municípios do estado com uma programação repleta de atividades culturais.

Palavras-chave: , , ,