Publicado em: 23/09/2022 - Última modificação: 26/09/2022 - 08:31

Produtores rurais participam de encontros para troca de experiências internacionais

AGRICULTURA - Uma importante iniciativa foi o seminário na sede da Unesp, com pesquisadores de seis países

Os produtores rurais de Itanhaém tiveram uma semana repleta de encontros para troca de conhecimento e experiências nos avanços conquistados

O Departamento de Agricultura e os produtores rurais de Itanhaém tiveram uma semana repleta de encontros para troca de conhecimento e experiências nos avanços conquistados. Destaque para a visita dos representantes do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS), Newton Rodrigues e Hemerson Calgaro, na última quinta-feira (22).

Os extensionistas estiveram com o prefeito Tiago Cervantes para apresentar uma sugestão de implantação de legislação específica de Economia Solidária. Os profissionais traçaram uma linha do tempo com as várias conquistas de Itanhaém no decorrer dos anos e quanto o apoio e parceria da gestão municipal foi fundamental no processo de construção de um território rural estruturado e empreendimentos econômicos solidários organizados.

Outra importante iniciativa foi o seminário realizado nos dias 14 e 15 de setembro na sede da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Capital, com o

professor Les Levidow, da Open University, da Inglaterra e pesquisadores de seis países: Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia , Inglaterra e Brasil.

Na sequência tiveram uma programação de visitas de pesquisa ação na Baixada Santista, com programação no último dia 16 em Itanhaém, no sítio Santo Antônio, sendo recepcionados com produtos direto da roça.

Foram apresentadas iniciativas como a associação de produtores (AMIBRA), a organização de produção de orgânicos (OCS), a Feira do Produtor, a barraca do produtor e programas de aquisição de alimentos (PBA e PNAE), além das redes sociotécnicas com parceiros locais, regionais, estaduais e federais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Penha, recepcionou os visitantes e mencionou a importância da troca de conhecimento e experiências nos avanços conquistados localmente. “As iniciativas do Município em soberania alimentar, Ecosol e Agroecologia chamaram atenção dos pesquisadores e ficaram encantados com os avanços na organização da agricultura familiar e políticas públicas”.

Palavras-chave: , ,