[email protected]
Projeto “Inclunata” realiza bate-papo de inclusão sobre deficiência visual
INCLUSÃO - A iniciativa faz parte do PPP (Projeto Político-Pedagógico) da Escola
A EM Luiz Gonzaga Silva Fonseca realizou, na última quinta-feira (29), o Projeto “Inclunata”. Para o bate-papo de inclusão sobre deficiência visual, com a pedagoga Maria Izabel, foram convidados pais, alunos e comunidade, afim de que estes participassem desta iniciativa, que faz parte do PPP (Projeto Político-Pedagógico) da escola.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A ideia de se estudar e estabelecer o ensino sobre inclusão permeou os pensamentos do gestor, que irá levar para frente a ideia de orientar a comunidade sobre a importância de se saber noções básicas de inclusão, iniciando pela Língua Brasileira de Sinais e Sistema Braille.
Veja abaixo os objetivos do projeto:
Objetivo Geral:
- Aprender noções básicas de inclusão auxiliando na transformação dos cidadãos críticos e conscientes e que podem fazer a diferença no futuro.
Objetivo Específico:
- Falar sobre inclusões diversas, através dos dispositivos de aulas práticas;
- Utilizar a leitura, como fonte de informação para as transformações necessárias;
- Perceber-se enquanto um Agente Transformador;
- Notar que cada um de nós pode fazer e ser a diferença no que tange à Inclusão.
DESENVOLVIMENTO
Conteúdos:
- Língua Brasileira de Sinais = Leitura; Registros Escritos; Oralidade e Prática de sinais e vivências com a existência da pessoa surda.
- Sistema Braille = Leitura; Registros Escritos; Oralidade e Prática dos símbolos e das demais ações que acontecem na vida do cidadão cego.
- Transtorno Espectro Autista = Leitura; Registros Escritos; Oralidade e Quebra de paradigmas que permeiam a vida do indivíduo que não tem esse transtorno.
- Deficiência Física = Leitura; Registros Escritos; Oralidade e Vivências com atividades diárias que podem facilitar a vida do cidadão com necessidades especiais no setor físico.
- Demais Deficiências = Encontrar Leituras; Registros Escritos; e usando a Oralidade e a Prática minimizar ou propiciar meios para que haja a diminuição da exclusão pela discriminação ou preconceito das pessoas com necessidades especiais.
Público Alvo:
- Comunidade Maranata – alunos, funcionários, professores, responsáveis e quem mais quiser participar do entorno da E. M. Luiz Gonzaga Silva Fonseca.
AVALIAÇÃO:
- Avaliando através da participação contínua dos envolvidos em cada atividade proposta e atribuindo sentido à mesma.
- As avaliações se darão também, em chamadas nominais que as projetistas farão durante as aulas, para que os participantes possam estar mais atentos e participativos.
- O Projeto traz como proposta de avaliação final uma “Mostra” realizada na própria Unidade Escolar, onde serão expostos: registros escritos, fotográficos, orais e outros, valorizando assim cada tipo ou maneira de aprendizado ocorrido durante o processo de execução do Projeto.
Palavras-chave: educação, educação inclusiva, Inclunata, Luiz Gonzaga
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
05/12/2024
Confraternização do CMR celebra projeto de cinoterapia com presença da cachorrinha Ronda -
04/12/2024
Limpeza de rios, zeladoria e drenagem: Prefeitura realiza ações preventivas -
03/12/2024
Torneio Interno de Karatê acontece neste domingo (8) -
03/12/2024
Cultura divulga resultado parcial dos editais da Lei Paulo Gustavo e do PNAB -
03/12/2024
CMDCA convoca entidades para renovar certificação de 2025