Serviços
acessibilidade



Publicado em: 30/09/2022 - Última modificação: 04/10/2022 - 12:37
[email protected]

Itanhaém oferece benefícios aos idosos gratuitamente

MELHOR IDADE - O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente 1º de outubro



O objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa

Compartilhar:

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro, em data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. O objetivo é sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Em alusão ao Dia do Idoso, vale ressaltar alguns dos benefícios gratuitos que os idosos do Município têm à disposição a partir da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Nos CRAS é oferecido o atendimento ao idoso e orientação do Beneficio de Prestação Continuada. Também há a disponibilização de espaços de encontro e fortalecimento de vínculo comunitário gratuitamente por meio do Conviver, com diversas atividades que visam fortalecimento comunitário, desenvolvimento físico e cognitivo.

No âmbito da proteção especial, para idosos em isolamento ou sem convivo familiar existe a instituição de longa permanência, que são contemplados segundo avaliação técnica feita pela Clínica da Alma. Além do Cadastro Único para idosos que não tem condição de sair de suas residências, seja por alguma condição física ou transtorno, e atendimentos via Centro de Orientação aos Deficientes de Itanhaém (CODI).

Na Saúde, a rede especializada realiza os atendimentos a idosos dentro do escopo de assistência como, por exemplo, aquele que precisa de reabilitação por um é atendido no Centro Municipal de Reabilitação (CMR) ou na Fisioterapia Municipal. Caso necessite de encaminhamento para especialista, é atendido no CEMI.

Na rede básica, o Grupo Hiperdia realiza em algumas unidades  agenda programática diferenciada para questões crônicas, geralmente englobada por idosos.

1º DE OUTUBRO – O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no primeiro dia de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, ou com 65 anos ou mais em países desenvolvidos.


Palavras-chave: , ,