[email protected]
Censo 2022 prorroga visitas. Abra as portas para IBGE e ajude a traçar o perfil do Brasil
PLANEJAMENTO - Até o dia 30 de novembro estarão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios da Cidade
A etapa das visitas domiciliares do Censo 2022 do IBGE foi prorrogada até o dia 30 de novembro. O levantamento é o responsável por traçar os investimentos prioritários na saúde, educação, transporte, habitação, energia e em programas sociais de todo o Brasil. E, para isso, é fundamental que os munícipes recebam os recenseadores e ajudem a traçar o perfil do brasileiro (veja abaixo como identificá-los).
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Na Cidade, estão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios do Município. “Nossa equipe já coletou os dados de 27 mil domicílios da Cidade e recenseamos 61 mil habitantes. Pra alcançarmos a estimativa até a data final essa média deve ser de ao menos 701 habitantes por dia. Pedimos a todos os moradores que colabore com esse importante levantamento que vai traçar um perfil da nossa Cidade e do país”, afirmou o coordenador do IBGE de Itanhaém, Heber Camargo.
O Censo do IBGE é uma das maiores operações censitárias do mundo e segue todas as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento é uma ampla coleta de dados de toda a população brasileira para traçar o perfil socioeconômico do país, como idade, sexo, etnia, religião, escolaridade, saneamento básico, renda e muitas outras informações relevantes para a implementação de políticas públicas e a realização de investimentos públicos e privados.
Em cada domicílio serão aplicados dois tipos de questionário: básico (26 quesitos, realizados em 100% dos lares e duração em torno de 5 minutos) e o ampliado (77 perguntas, realizado em cerca de 11 % das residências e duração de 16 minutos)
Segundo o IBGE, apenas uma pessoa maior de 12 anos poderá responder o questionário sobre todos os residentes do lar. Caso o recenseador não encontrar um morador na casa, ele primeiramente deixará recado ou tentará contato por telefone. Se ainda assim não tiver retorno, o recenseador deverá voltar mais quatro vezes na mesma residência em turnos alternados.
Será possível ao questionário do Censo 2022 via internet ou por telefone, porém é necessário que o recenseador visite o domicílio para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.
Estão previstos para serem divulgados os primeiros dados do Censo 2022 em dezembro deste ano. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a Lei Federal nº 5.534/68, Lei Federal nº 5.878/73 e o Decreto Federal nº 73.177/73.
COMO IDENTIFICAR – Todos os recenseadores estarão uniformizados, com colete de identificação, boné (escrito “Censo 2020”), crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível pesquisar a matrícula dos recenseadores no site https://respondendo.ibge.gov.br/ pelo telefone 0800 721 8181 (segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 14 horas).
Palavras-chave: censo 2022, IBGE
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/12/2024
Confira o expediente da Prefeitura para o feriado de Natal -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa -
20/12/2024
ITAPrev recebe repasse histórico que fortalece aposentadoria dos servidores municipais