Serviços
acessibilidade



Publicado em: 05/10/2022 - Última modificação: 25/10/2022 - 15:34
[email protected]

Censo 2022 prorroga visitas. Abra as portas para IBGE e ajude a traçar o perfil do Brasil

PLANEJAMENTO - Até o dia 30 de novembro estarão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios da Cidade



Na Cidade, estão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios do Município

Compartilhar:

A etapa das visitas domiciliares do Censo 2022 do IBGE foi prorrogada até o dia 30 de novembro. O levantamento é o responsável por traçar os investimentos prioritários na saúde, educação, transporte, habitação, energia e em programas sociais de todo o Brasil. E, para isso, é fundamental que os munícipes recebam os recenseadores e ajudem a traçar o perfil do brasileiro (veja abaixo como identificá-los).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Na Cidade, estão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios do Município. “Nossa equipe já coletou os dados de 27 mil domicílios da Cidade e recenseamos 61 mil habitantes. Pra alcançarmos a estimativa até a data final essa média deve ser de ao menos 701 habitantes por dia. Pedimos a todos os moradores que colabore com esse importante levantamento que vai traçar um perfil da nossa Cidade e do país”, afirmou o coordenador do IBGE de Itanhaém, Heber Camargo.

O Censo do IBGE é uma das maiores operações censitárias do mundo e segue todas as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento é uma ampla coleta de dados de toda a população brasileira para traçar o perfil socioeconômico do país, como idade, sexo, etnia, religião, escolaridade, saneamento básico, renda e muitas outras informações relevantes para a implementação de políticas públicas e a realização de investimentos públicos e privados.

Em cada domicílio serão aplicados dois tipos de questionário: básico (26 quesitos, realizados em 100% dos lares e duração em torno de 5 minutos) e o ampliado (77 perguntas, realizado em cerca de 11 % das residências e duração de 16 minutos)

Segundo o IBGE, apenas uma pessoa maior de 12 anos poderá responder o questionário sobre todos os residentes do lar. Caso o recenseador não encontrar um morador na casa, ele primeiramente deixará recado ou tentará contato por telefone. Se ainda assim não tiver retorno, o recenseador deverá voltar mais quatro vezes na mesma residência em turnos alternados.

Será possível ao questionário do Censo 2022 via internet ou por telefone, porém é necessário que o recenseador visite o domicílio para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

Estão previstos para serem divulgados os primeiros dados do Censo 2022 em dezembro deste ano. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a Lei Federal nº 5.534/68, Lei Federal nº 5.878/73 e o Decreto Federal nº 73.177/73.

COMO IDENTIFICAR – Todos os recenseadores estarão uniformizados, com colete de identificação, boné (escrito “Censo 2020”), crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível pesquisar a matrícula dos recenseadores no site https://respondendo.ibge.gov.br/ pelo telefone 0800 721 8181 (segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 14 horas).


Palavras-chave: ,