Publicado em: 10/10/2022 - Última modificação: 17/10/2022 - 09:48

Itanhaém realiza LVII Semana Benedicto Calixto

HOMENAGEM - O pintor nasceu em Itanhaém em 14 de outubro de 1853 e foi um dos maiores artistas brasileiros do século XX

Neste mês de outubro, até o próximo sábado (15), acontece a LVII (57ª) Semana Benedicto Calixto, época de homenagear o mais célebre pintor itanhaense, que nasceu em 14 de outubro de 1853. Diversos espaços culturais da Cidade servem de palco para a programação especial em celebração ao artista plástico.

A programação conta com Exposição Bibliográfica expondo correspondências e os principais livros do pintor itanhaense na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro Histórico.

O pintor também será homenageado entre os dias 3 e 14 de outubro na Biblioteca Harry Forssell, localizada nas dependências da CMTECE, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. A Biblioteca tem um acervo que reúne biografias, fotos, livros e obras retratando esse grande pintor.

Já entre os dias 11 e 30 de outubro, a Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi apresenta a exposição coletiva de artes visuais, “Olhares sobre Calixto”, com obras de artistas locais e artistas convidados.

Na quarta-feira (12) ocorrerá, na Praça Narciso de Andrade, as oficinas “Despertando Calixtos” com tendas temáticas onde os visitantes poderão explorar o fazer artístico em modalidades como desenho, pintura, gravura, fotografia e design, entre às 14 e às 16 horas.

No Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, o Cineclube Carlos Miranda exibindo os filmes nacionais “O Aleijadinho” (2000), “A Obra de Arte” (2009), “Lixo Extraordinário” (2010) e “Frans Krajcberg – Manifesto” (2018), as quartas-feiras, 18 horas.

Na cerimônia de encerramento, que se dará no sábado (15), no Gabinete de Leitura, a partir das 17 horas, serão conhecidos os escritores premiados do 1º Concurso Literário Emídio de Souza, nas categorias Adulto e Estudantil.

Programação:

• Exposição bibliográfica – Biblioteca Poeta Paulo Bomfim
  • Exposição coletiva “Olhares sobre Calixto” – Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi
  • Exposição “Comemoração Ao Aniversário De Benedito Calixto” – Biblioteca Harry Forssell
  • Despertando Calixtos – Praça Narciso de Andrade
  • Mostra de Cinema Artistas Visuais – Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo