Publicado em: 14/10/2022 - Última modificação: 25/10/2022 - 15:34

Museu Conceição e Gabinete de Leitura recebem exposições que irão inspirar o olhar para o céu

MOSTRA - Ambas exposições ficam em cartaz até o final de novembro

Neste mês de outubro, o Museu Conceição de Itanhaém recebe a exposição “Céu, o telhado do mundo”, de Léa de Camargo Neves. Com o subtítulo “desliga o cel, se liga no céu!”, a proposta é apurar o olhar do observador para tudo o que o céu nos oferece. E enquanto isso, o Gabinete de Leitura José Rosendo trabalha o céu de forma regional com a exposição “Aves da Mata Atlântica”, de Sandra Pentristo.

Com técnica mista sobre tela e papel paraná, a exposição do Museu Conceição de Itanhaém, além de representações em origamis, é dividida em dois conceitos: o ser humano observando o céu, e a criação da ciência mais antiga, a astronomia, a partir desta observação; e o ser humano no céu, desde a conquista dos ares por personalidades como Santos Dumont e Thereza de Marzo, até a corrida espacial travada pelos EUA e a URSS. Há ainda um espaço lúdico para o visitante desenhar e colorir sua própria constelação.

Já a exposição do Gabinete de Leitura José Rosendo traz uma série de 31 espécies de aves que podem ser encontradas aqui em Itanhaém e região, pintadas com lápis de cor em papel kraft e distribuídas em uma instalação feita de corda de sisal, na representação de uma árvore. A instalação exibe a beleza radiante das espécies, ao mesmo tempo em que questiona o ambiente hostil e árido que a humanidade tem oferecido para todas as criaturas, não só às aves. Muitas dessas aves são comuns e abundantes na Mata Atlântica, algumas raras e em algum grau de vulnerabilidade como a belíssima, e criticamente ameaçada de extinção, saíra-apunhalada.

“Eu quero que os pássaros sejam lindos e vistos, mas eles estão em um ambiente árido. A corda e o papel passam a ideia da aridez que a modernidade impõe aos pássaros”, disse Sandra.

Ambas exposições ficam em cartaz até o final de novembro. Confira abaixo os dias e horários para visitação:

Museu Conceição de Itanhaém

Endereço: Praça Carlos Botelho, 149 (Centro)

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; e aos sábados e feriados das 10 às 17 horas

Telefone: (13) 3426 3682

Gabinete de Leitura José Rosendo

Endereço: Praça Carlos Botelho, 149 (Centro)

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Telefone: (13) 3427 7981

SOBRE AS EXPOSITORAS – Léa de Camargo Neves é professora e artista plástica que explora sua expressão artística, principalmente, por meio de aquarela, acrílica sobre tela e origami. É também ilustradora, com sua arte publicada nos livros “O Grão e a Estrela”, “Os Netos da Ditadura”, “Flora e Flau”, “À Flor da Pele” e “Ariu”.

Já Sandra Pentristo é artista visual nascida em São Paulo e atualmente moradora de Itanhaém. Usa a pintura como linguagem para o registro poético de suas memórias e a expressão de suas falas silenciadas, despertando o olhar para o trivial e a beleza do mundo que a cerca — elementos traduzidos em pinturas ricas em detalhes e realismo. Busca referências nos poemas e músicas de Vinícius de Moraes, nos escritos de Cecília Meireles e Manoel de Barros, nas pinturas de Tarsila do Amaral e Georgia O’Keeffe, entre outros.

Palavras-chave: , , ,