Publicado em: 20/10/2022 - Última modificação: 27/10/2022 - 11:59

Programa “Bem-Vindo a Itanhaém” é lançado em encontro com o Trade Turístico e COMTUR

TURISMO - A iniciativa visa aperfeiçoar a receptividade de turistas e veranistas

Em encontro realizado nesta quarta-feira (19), na Colônia de Férias do Senai, no Cibratel, com representantes do trade turístico e membros do Conselho Municipal de Turismo, o COMTUR, a Secretaria de Turismo anunciou o início do programa “Bem – Vindo a Itanhaém: Turismo, História e Hospitalidade”. A iniciativa acontece em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Relações do Trabalho, por meio do Programa Municipal de Formação e Especialização (Proforme).

A ação visa a capacitação dos colaboradores do Trade Turístico e empresários que trabalham com atendimento ao público em geral, para que recebam bem e prestem informações de qualidade aos turistas e veranistas que visitam a cidade durante a temporada.

Na oportunidade, o programa irá transmitir conhecimentos sobre a história de Itanhaém, pontos e atrativos turísticos, localização, curiosidades, boas práticas de atendimento ao turista, bem como se vestir e comunicar de forma adequada. Todos os colaboradores receberão certificado de participação.

“Com esta capacitação buscamos aperfeiçoar a recepção aos turistas de nossa cidade. O trato com o público deve ter mais atenção e cuidado, as pessoas que aqui chegam precisam se sentir bem acolhidas”, explicou o prefeito Tiago Cervantes.

O curso acontece nos dias 26 e 27 de outubro e 07 e 08 de novembro, na Secretaria de Turismo, localizada na Rua Aécio Menucci, 281, no Centro, das das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Os interessados devem procurar a Secretaria de Turismo, até o próximo dia 24 para efetuar sua inscrição. Vale lembrar, que os estabelecimentos interessados na capacitação devem estar cadastrados no CADASTUR do Ministério do Turismo.

O programa é voltado para os Meios de Hospedagem, Bares e Restaurantes, Empresas Esportivas, Agências de Viagens e Receptiva, Empresas de Comunicação e Eventos, entre outros que façam parte diretamente ou indiretamente do  Trade Turístico.

“Neste primeiro momento, a capacitação é voltada ao Turismo da cidade. Para o próximo ano, o foco será capacitar diretamente nos empreendimentos turísticos. Como exemplo poderemos ofertar aulas de boas práticas de camareira, montagem de mesas em Bares e Restaurantes, entre outras sugestões que o próprio Trade venha solicitar. Além disso, a ideia é realizar por regiões para não atrapalhar o deslocamento dos colaboradores”, afirmou o secretário de Turismo Rodrigo Zanella.

Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelos telefones (13) 3426.7922 e 3427.4777 ou ainda pelo e-mail [email protected].

TOP DESTINOS – Outro assunto abordado no encontro foi sobre a importância do engajamento para colocar Itanhaém mais uma vez entre as cidades Top Destinos de São Paulo, por meio da votação no concurso Top Destinos Turísticos. Este é o mais importante e desejado selo de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas. Neste ano, Itanhaém concorre em três categorias: Turismo Cultural, Turismo de Pesca e Turismo Náutico.

Para votar é bem fácil, basta acessar o site do Prêmio Top Destinos Turísticos de qualquer lugar do mundo, e clicar em “Vote agora”, é obrigatória a identificação pela validação do link social (Facebook). A votação popular acontece até 15 de novembro.