Serviços
acessibilidade



Publicado em: 24/10/2022 - Última modificação: 24/10/2022 - 16:04
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Itanhaém assina carta para enfrentamento da poluição no mar

MOBILIZAÇÃO - Secretários municipais de Meio Ambiente das nove cidades da Baixada Santista assinaram acordo para construir ações conjuntas que objetivam o combate ao lixo no mar na região



Compartilhar:

Secretários municipais de Meio Ambiente da Baixada Santista assinaram acordo para construir ações conjuntas para o combate ao lixo no mar na região. O compromisso foi firmado no encontro intitulado ‘Ciência para a tomada de decisão’, que ocorreu recentemente no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Centro Histórico de Santos. A reunião fez parte do evento internacional da Unesco ‘Diálogos da Cultura Oceânica’.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Como resultado do encontro, os secretários assinaram a Carta da Baixada Santista para o enfrentamento da poluição marinha. “A ideia é unir esforços para atuar de forma metropolitana em um problema que é muito comum às nove cidades da Baixada Santista. Nossa união procura desenvolver e fortalecer ações para junto com o Estado propor soluções para a redução da poluição”, explicou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, César Augusto de Souza Ferreira.

As propostas preveem a construção de uma base de dados integrada com informações sobre lixo no mar na região, com a criação de uma rede de monitoramento dos resíduos encontrados para alimentar a base de dados. 

Está prevista ainda a produção de um plano para o combate ao lixo no mar integrado regionalmente e que seja alinhado com o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (Pemalm) e com o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. 

A ação também pretende incluir e incentivar maior diálogo com as universidades com o objetivo de promover mais interação entre a produção de conhecimento e a gestão pública.