Publicado em: 27/10/2022 - Última modificação: 27/10/2022 - 15:39

Da limpeza de ruas a advocacia, Eliane é exemplo de superação e persistência

SERVIDORES - Dia 28 de outubro é dedicado aos servidores públicos. Ela é exemplo para todos neste dia especial dedicado aos profissionais

Advogada e estudante de Letras, Eliane é atualmente Ouvidora-Geral do Município

Quem passava há cerca de 5 anos na movimentada Rua Antonio Olívio de Araújo, no Centro, não imaginava que entre os trabalhadores que todos os dias limpam as ruas da Cidade estava a história de vida de uma ajudante geral que é exemplo de superação e persistência. Advogada e atualmente Ouvidora-Geral da Prefeitura de Itanhaém, Eliane Tavares dos Anjos Faustino venceu barreiras e dificuldades pessoais para se estabilizar como servidora da Prefeitura de Itanhaém.

Concursada desde 2018, Eliane já era bacharel em Direito quando tomou posse como ajudante geral, porém, como ela mesma afirma “não tinha vergonha, precisava mesmo era pegar meu rastelo e ir trabalhar para cuidar dos meus filhos”.

Cearense nascida na cidade de Barbalha e criada na região da Grande São Paulo, Eliane chegou a Itanhaém há quase 13 anos, após um contratempo familiar. “Tive muitas dificuldades e cheguei a morar em um barraco de madeirite na Nova Itanhaém. Isso nunca foi motivo para me acomodar”.

Antes de se tornar concursada na Prefeitura, foi manicure, cabeleireira, ajudante de cozinha, garçonete, trabalhou em uma imobiliária e, algumas vezes, acumulou dois ou três empregos ao mesmo tempo para poder alimentar seus filhos de forma digna e ainda ajudar a sua mãe. Eliane tem 41 anos, é casada com o zelador Luiz e mãe de quatro filhos: Davi, de 23 anos, João Pedro, de 19 anos, Francisco, de 13 anos, e Luiz Miguel, de 8 anos.

Antes desta longa trajetória, em 2004, realizou o sonho de se formar em Direito, por meio de um financiamento. Na época, conciliou os estudos com o trabalho e os cuidados com dois de seus filhos pequenos. “Após me formar, tive poucas oportunidades e logo vi que o Direito exigia muito mais que um diploma. Então, vieram as decepções e tive que desenvolver outras funções, deixando o sonho de ser advogada de lado”.

Sua primeira experiência na Prefeitura foi 2016, como temporária na equipe de varrição de rua. Foi aprovada no Concurso Público de 2018, como ajudante geral. Após um período nas ruas, foi realocada como assistente na Secretaria de Serviços e Urbanização, onde ficou por 4 anos.

Hoje Ouvidora-Geral, ela tem orgulho de sua trajetória. “Ser servidora me deu dignidade como pessoa, ter onde trabalhar. Foi o que me proporcionou prover minha família de maneira digna e honesta. Foi a partir daí que pude resgatar meus sonhos que estavam paradinhos na prateleira”.

ALCANÇANDO SONHOS – Sempre dedicada aos estudos, Eliane também está no último semestre da sua segunda faculdade, de Licenciatura em Letras. Após muita luta e estudo, em agosto deste ano realizou duas grandes conquistas: foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e nomeada a nova Ouvidora-Geral do Município.

Ela destaca que toda sua história de vida a ajudaram a humanizar o tratamento e atenção aos munícipes no seu trabalho como Ouvidora-Geral. “Não são só papéis, são pessoas. Nós lidamos com vidas, temos que ter sensibilidade para melhor atender. Eu utilizo muito a minha trajetória na hora que vou fazer o atendimento”.

Palavras-chave: , , ,