Serviços
acessibilidade



Publicado em: 03/11/2022 - Última modificação: 03/11/2022 - 16:21
[email protected]

Estudantes de Itanhaém foram selecionados para coletânea literária nacional

EDUCAÇÃO - Diversos municípios participaram das atividades que beneficiaram mais de 15 mil estudantes



Compartilhar:

Três estudantes de Itanhaém tiveram os seus textos selecionados e serão publicados em uma coletânea de crônicas e histórias produzidas por alunos de todo o país. O livro intitulado “As melhores histórias dos projetos de leitura” é a décima segunda coletânea do projeto que tem como objetivo incentivar a leitura e a criatividade reunindo por concurso os alunos que escreveram os melhores textos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Todos os alunos participantes do projeto receberam exemplares de livros para discussão dos temas propostos nas obras, adaptação para teatro, exercícios e outras atividades, culminando com a criação de um texto para participar do concurso literário. Os melhores trabalhos foram premiados com livros e participam da coletânea junto com estudantes de várias regiões do Brasil.

As atividades do projeto nas escolas de Itanhaém foram coordenadas pelos professores e a Secretaria de Educação do município, que recebeu uma cartilha pedagógica com orientações para auxiliar na execução do projeto.  Logo, foram selecionados textos das estudantes Ana Clara Silva Fernandes, Isabela Santana e Bianca Santiago Iacomette, das escolas E.M Noêmia Sales Padovan e E.M Osmar Rodrigues.

Para o coordenador do trabalho, o escritor Laé de Souza, a ideia é atrair todos os estudantes para uma participação ativa em um movimento literário na sua própria escola. “A disseminação da leitura na sala de aula, se bem orientada, poderá criar novos cidadãos apaixonados pela leitura e com vontade própria de ler. O professor é nosso parceiro e assume conosco a empreitada de fazer o aluno descobrir o prazer da leitura”, diz o escritor.

Participaram das atividades em 2022, escolas de mais de 10 municípios, beneficiando mais de 15 mil estudantes. Os textos produzidos pelos alunos foram selecionados na primeira fase pelos professores e, posteriormente, pelas secretarias de educação dos municípios.