Publicado em: 11/11/2022 - Última modificação: 11/11/2022 - 16:24

Educação realiza II Semana dos Direitos Humanos

EDUCAÇÃO E CULTURA - Além da programação, que vai de 16 a 18 de novembro, há uma série de atividades para fomento ao estudo da Consciência

Na semana da Consciência Negra, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém realizará a II Semana dos Direitos Humanos, com várias atividades no Teatro Eva Wilma e nas unidades escolares.  A palestra inaugural,  na próxima quarta-feira (16), às 9 horas,  será com o Prof Dr. Kabengele Munanga. A programação vai de 16 a 18 de novembro.

No dia 16 de novembro, a palestra de Munanga acontece no Centro de Capacitação do Professor e Teatro Eva Wilma, localizado na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no Centro.

Além da programação nas escolas, há uma série de atividades para fomento ao estudo da Consciência. Dentre elas, na próxima quarta-feira (16), das 14 às 16 horas, acontece o “Bate-papo com a juventude: um olhar para as diferenças”, com a equipe da Educação Inclusiva e Arthur Gabriel (ex-aluno da rede de ensino, estudante de Teologia e pessoa com deficiência). Haverá ainda o lançamento do material In Dica, com um repertório de literatura sobre a temática para os professores trabalharem com os alunos em momentos de leitura e estudos sobre a consciência negra.

KABENGELE MUNANGA – Nascido na República Democrática do Congo, Kabengele Munanga é naturalizado brasileiro desde 1985. Graduado em Antropologia pela Universidade Oficial do Congo, realizou seu mestrado na Bélgica, na Universidade Católica de Lovaina. Sua relação com o Brasil se iniciou em 1975, quando, com bolsa concedida pela Universidade de São Paulo (USP), concluiu seu doutorado em Ciências Humanas. A partir de então, seu currículo foi se tornando cada vez mais extenso, devido a sua atuação em diferentes universidades no Brasil e no mundo. O destaque é para a USP, onde esteve durante a maior parte de sua carreira acadêmica como professor efetivo. Munanga tem um histórico de pesquisas nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira, com enfoque em temas como o racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra e educação das relações étnico-raciais, entre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS:

Dia 16 (14 horas): Oficina pais e filhos-Confecção da boneca Abayomi.

Local: EM Profª Shirley Mariano Estriga

Dia 18 (8 às 12 horas e 13 às 17 horas): Mostra Cultural e encerramento dos projetos.

Local: EM Osmar Rodrigues

Dia 18 (14 horas): Culinária Africana munguza e Baile afro reggae.

Local: EM Lilian Aparecida Borges Prado

Dia 18 (13 horas às 17h30): Mostra/Exposição de Africanidades.

Local: EM Bernardino de Souza Pereira

Dia 18 (14 horas): Exposição Mulheres extraordinárias.

Local: EM Lions Clube

Dia 18 (14 horas): Ação com a comunidade – Mães que trabalham como trancistas.

Local: EM Pedrina Pompeu Bastos

Palavras-chave: , ,