Publicado em: 16/11/2022 - Última modificação: 01/12/2022 - 17:29

USFs realizam testes rápidos de HIV até dezembro

FIQUE SABENDO - A importante ação anual também se estende durante o início do mês de Dezembro, para a celebração do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

A 15ª Campanha Estadual Fique Sabendo iniciou nas Unidades de Saúde da Família. O primeiro local será a Associação da 3ª Idade Conviver, seguindo para as USFs do Suarão, Centro e Belas Artes. O objetivo é promover o acesso a testes de HIV, ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico em locais de fácil acesso para a população em toda a Cidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A importante ação é uma campanha anual que se estende também durante o início do mês de Dezembro, com a celebração do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, no dia 1º de dezembro (quinta-feira), em frente ao Hospital Regional Jorge Rossmann, das 9 às 15 horas.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do vírus. “Em Itanhaém, os índices de diagnóstico tardio de HIV em maiores de 18 anos seguem caindo e isso é resultado do trabalho de toda a rede de saúde”, destacou a secretária de saúde, Dra. Guacira Nóbrega Barbi.

Este ano também será disponibilizado a oferta do teste-rápido para Sífilis, uma infecção onde o diagnóstico precoce também é fundamental para a quebra da cadeira de transmissão e aumento na qualidade de vida da população.

Confira o cronograma de ação de testagem no município durante a Campanha:

DATALOCALHORARIOATIVIDADES
17/11Associação 3ª Idade Conviver8 às 11 horasTR HIV e Sífilis
25/11USF Suarão9 às 11 horasTR HIV e Sífilis
25/11USF Centro9 às 15 horasTR HIV e Sífilis
30/11USF Belas Artes8 às 14 horasTR HIV e Sífilis
01/12Em frente ao HRJR9 às 15 horasTR HIV e Sífilis Distribuição de autotestes de HIV e insumos de prevenção
01/12USF Loty9 às 15 horasTR HIV e Sífilis
02/12Oasis – Trabalhadores da reciclagem8 às 11 horasTR HIV e Sífilis Distribuição de insumos de prevenção
03/12E.M. Profª Maria Patrocina Condota9 às 15 horasTR HIV e Sífilis Distribuição de autotestes de HIV e insumos de prevenção
05/12Caps AD9 às 15 horasTR HIV e Sífilis Distribuição de autotestes de HIV e insumos de prevenção
16/12USF Gaivota7 às 12 horasTR HIV e Sífilis