Publicado em: 02/12/2022 - Última modificação: 07/12/2022 - 13:16

Não às drogas: Proerd forma alunos das redes municipal e particular de ensino

CONSCIENTIZAÇÃO - 858 alunos foram instruídos e orientados a dizer não às drogas e à violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) formou nesta quinta-feira (01), 858 alunos de escolas municipais e particulares da Cidade. A iniciativa consiste na orientação e conscientização das crianças sobre o uso de drogas e a prática da violência, tendo como objetivo a contribuição na formação dos cidadãos conscientes. A cerimônia aconteceu em dois períodos (manhã e tarde) no Ginásio de Artes Marciais, Ayrton José Pereira, no Belas Artes.

Ao longo de 12 semanas, policiais militares, que são instrutores do PROERD, mostraram aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental os efeitos negativos das drogas e ensinaram as mais diferentes formas de dizer não a esse mal. A iniciativa é uma realização da Policia Militar do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Itanhaém.

“Aos principais envolvidos nesse processo, vocês alunos, espero que os ensinamentos transmitidos pelo PROERD, como o que aprenderam com os professores e seus pais, sirva de base em suas vidas, pois estes lutam pelo futuro de vocês para que seja brilhante”, afirmou em seu discurso o comandante da 2ª Cia PM, Ricardo Bussotti.

O aluno da Escola Municipal Elga Reis, Pedro Fossa Braga Carvalho, de 11 anos, comentou sobre a importância das aulas. “O que mais achei importante foi saber como ficar longe das drogas, saber melhor o perigo que elas trazem e como lidar com essas situações. Eu adorei fazer as aulas, além de divertido foi importante”, explicou.

As escolas participantes foram: E.M. Professor Osmar Rodrigues, E.M Professor Walter Arduini, E.M Professora Elga Reis, E.M Professora Ana Cândida Ebling Oliveira, E.M Professor Luiz Gonzaga Silva Fonseca, E.M professora Maria da Penha Correa Sanches, E M Professora Maria Graciette Dias, E.M Professora Lídia Martha Ferriello Gianotti, E.M Lions Clube, E.M Professor José Teixeira Rosa, E.M Professora Maria Patrocina Condota, E.M Professora Divani Maria Cardoso, Colégio Albert Einstein e Colégio 22 de Abril.

PROERD – O programa que integra policiais militares no âmbito escolar a fim de orientar crianças e adolescentes é uma adaptação brasileira do programa americano Drugs Abuse Resistence Education (DARE), que surgiu em 1983. No Brasil, a iniciativa foi implantada em 1992, no Rio de Janeiro.