Publicado em: 07/12/2022 - Última modificação: 08/12/2022 - 14:58

2° Cortejo à Iemanjá acontece neste domingo (11) na Praia dos Pescadores

CULTURA E RELIGIOSIDADE - O evento valoriza a cultura popular afro descendente e a preservação da água

Itanhaém recebe neste domingo (11), a partir das 11 horas, na Praia dos Pescadores, a 2° edição do Cortejo a Iemanjá que terá como tema “Águas das Yalodes”. A iniciativa tem como objetivo valorizar a Cultura Popular Afrodescendente, por meio da visibilidade e conscientização da preservação da Água.

Tradicionalmente a celebração aconteceria no dia 2 de fevereiro, mas pelo concretismo brasileiro, Iemanjá também é padroeira da cidade de Itanhaém. Baseado nessas informações, ouve uma união com a Umbanda e o Candomblé para a realização da festa dos orixás.

O evento sociocultural é realizado pelo Centro Cultural Yagirnob, com o apoio da Prefeitura de Itanhaém, Programa de Ação Cultural (ProAC), Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo.

Confira a programação completa:

● 11 horas

– Chegada dos balaios na Praia dos Pescadores;

● A partir das 11h30

– Abertura com fala das autoridades;

– Exposição sobre a religiosidade Afro Brasileira;

– Apresentações Culturais;

– Xirê dos Orixás;

– Homenagem á Babalorixá, Yalorixas e convidado que contribuiu para a preservação da cultura Afro-brasileira.

● 16h30

– Procissão Terrestre

● A partir das 17 horas

– Procissão Marítima

– Palestras de conscientização sobre a preservação da água e da natureza.

– Apresentação de grupos artísticos e shows musicais