Publicado em: 12/12/2022 - Última modificação: 22/12/2022 - 00:12

Representantes do Projeto Turismo na Escola 2023 realizam visita técnica

CAPACITAÇÃO - O projeto capacita professores e educadores da rede de ensino fundamental para compreender a relação entre o currículo formal e o turismo local

Itanhaém recebeu na última terça-feira (6) uma visita técnica de representantes dos setores da Educação e do Turismo das prefeituras de Caconde, Morungaba, São José do Barreiro, São Roque e São Vicente. Se tratando de uma ação gratuita para prefeituras associadas, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a APRECESP e o SENAC, com o objetivo de propagar a implantação do projeto Turismo na Escola 2023.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O evento teve seu início na Secretaria de Turismo com uma recepção e café da manhã para integração dos representantes das cidades, seguido por um passeio de barco no Rio Itanhaém e um city-tour de bondinho, com início no Pocinho de Anchieta e término no Centro Histórico.

A representante da Secretaria de Educação de São Vicente, Márcia Gouveia, ressalta a importância da iniciativa: “O programa Turismo na Escola, de Itanhaém, complementa um projeto que temos em São Vicente, o Turismo Pedagógico. E também é muito legal conhecer a cidade e seus pontos turísticos, e vejo como uma complementação das histórias das cidades, já que São Vicente e Itanhaém são a primeiras e segundas cidades mais antigas do Brasil”.

“É importante vivenciar o turismo, com essa visita técnica temos essa oportunidade. E como estamos falando sobre turismo para a escola, fica mais palpável e real o que é ensino em sala de aula sobre turismo sustentável, responsável e estância turística, pois com essa iniciativa, vemos isso na prática”, disse Valéria Thomaz, professora de turismo do SENAC Jundiaí.

Eliane Stasevicius, chefe de divisão de turismo de São Roque, também vê grande importância na ação: “Estamos conhecendo na prática, principalmente os professores da Educação, essa vivencia do turismo, para melhor aplicar isso em sala de aula. Essa parceria entre SENAC e APRECESP nos ajuda a estar se reciclando e sempre aprendendo a construir novos caminhos voltados para o turismo”.

“Essa visita especificamente evolve o Turismo e a Educação e são sempre engrandecedoras. Aqui em Itanhaém está sendo sensacional. Trazer os professores conosco está sendo muito rico, pois da a eles a vivência que temos comumente, mas que será aplicada em salas de aula” ressaltou Débora Frade, técnica em turismo de Morungaba.

Cada município no programa pode inscrever quatro profissionais da educação e um representante do turismo no curso que contém 10 encontros e se encerra com uma visita técnica a atrativos turísticos e a diplomação dos participantes.

O objetivo geral é capacitar professores e educadores da rede de ensino fundamental para compreender a relação entre o currículo formal – trabalhado dentro de todas as disciplinas, como história, geografia, artes, português e matemática –, com o turismo local, visando a construção de vivências e projetos que gerem identidade e valorização cultural dos municípios turísticos.

Palavras-chave: , ,