Publicado em: 14/12/2022 - Última modificação: 22/12/2022 - 00:14

Conheça a Casa do Artesão e alguns de seus profissionais

ARTE E RENDA - As vagas para as oficinas são divulgadas nas redes sociais e site da Prefeitura. Para mais informações, basta comparecer ao local ou entrar em contato pelo telefone (13) 3427 5380

Você já conhece a Casa do Artesão? Inaugurada em dezembro de 2019, a iniciativa visa movimentar a economia e geração de renda, dando visibilidade ao artesanato. O espaço é reservado a exposições, cursos e oficinas, além de promover o empreendedorismo e a comercialização de produtos artesanais, desde que os artesãos estejam devidamente cadastrados na SUTACO. Está localizado na Avenida Presidente Kennedy, 222, na Praia do Sonho.

As duas salas no térreo são destinadas a ateliê, oficina e exposição às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Na parte superior do prédio, os artesãos encontram três salas, também reservadas a ateliê, oficinas e workshop. No local, ainda ocorre a emissão e renovação da carteira da SUTACO e a Carteira Nacional do Artesão. As vagas para as oficinas são divulgadas nas redes sociais e site da Prefeitura, para mais informações basta comparecer ao local ou entrar em contato pelo telefone: (13) 3427-5380.

Conheça agora alguns dos profissionais destaques da Casa do Artesão:

Andréia Regina e Maria Francisca Marques – Andréia, 39 anos, é uma das primeiras professoras a ministrar oficinas no local. Formada em arquitetura, se apaixonou por artesanato, pela área das mandalas especificamente, fazendo-as em diversas técnicas como: em fios, utilizando pontilhismo em CDs (e materias recicláveis no geral) e mandalas desenhadas. Maria Francisca, de 66 anos, é mãe da artesã e a ajuda nas confecções das artes, uma espécie de trabalho em conjunto entre mãe e filha.

“Dar aulas é muito gratificante, o reconhecimento dos alunos e artesãos, alguns que até foram meus alunos, é muito legal. Sou professora voluntaria, faço arte porque é uma paixão, e ajuda muitas pessoas que chegam aqui com problemas de depressão, ansiedade e acham nas mandalas uma espécie de terapia”, ressaltou Andréia.

Vicente da Costa Videira Filho – Aos 74 anos, Vicente também é um dos primeiros a ministrarem aulas na Casa e sua área é na marchetaria (artesanato em madeira). Seu avô era marcheteiro, então desde criança Vicente tem contato com a arte, mas não a praticava. Formado em engenharia mecânica, após se aposentar, decidiu se especializar na área e começou a dar aulas em São Paulo. Ao mudar-se para Itanhaém passou a ser professor na Casa do Artesão.

“Eu adoro dar aulas. Nossa recompensa (dos professores) está aqui mesmo na Casa, lá embaixo, ver os alunos expondo e vendendo suas obras. E os trabalhos são os mais diversos. A Casa do Artesão vem para somar e ajudar aqueles que encontram nas artes uma maneira de compor sua renda”, diz Vicente.

Palavras-chave: ,