Publicado em: 14/12/2022 - Última modificação: 22/12/2022 - 15:20

Prefeitura de Itanhaém intensifica campanha contra o vandalismo

Em sequência a campanha “Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la”, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Comunicação instalou nove totens em diversos pontos da cidade na busca de combater atos de vandalismo e danos ao patrimônio público do município. A iniciativa visa conscientizar a população de que vandalismo é crime e é necessário denunciar para inibir este tipo de ação.

Vale lembrar que a responsabilidade é de todos: munícipes e turistas podem denunciar pelos telefones da Guarda Civil Municipal, 153, ou da Polícia Militar, 190. Não é necessário se identificar.

“A instalação dos totens na cidade busca despertar em moradores e turistas a importância de preservar não apenas os nossos monumentos que contam a história da cidade, mas todos os bens comuns. A depredação causa prejuízo em diversos setores no município. Vandalismo é crime, denuncie!”, afirmou o secretário de Comunicação, Luciano Netto.

De acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é crime com pena de detenção de um a seis meses. Quando o crime é praticado contra o patrimônio público – bens e serviços da União, do Estado, Município ou empresas públicas – a pena é detenção de seis meses a três anos.

Em Itanhaém, os tipos mais comuns de ocorrências de depredação do patrimônio público são as depredações em monumentos, furtos de objetos, incluindo fios e cabos de cobre; destruição de equipamentos públicos, como peças de parquinhos e academias ao ar livre; arrombamento de portas de quadras poliesportivas e de prédios de unidades escolares com furto de computadores e outros objetos. Há ainda registro de ações como pichação de paredes e muros de prédios públicos.