Publicado em: 19/12/2022 - Última modificação: 19/12/2022 - 17:22

Cultura lança documentário “Celebrações Indígenas do litoral Paulista” nesta segunda (19)

CULTURA - O documentário será transmitido pelo Youtube Oficial da Prefeitura, nesta segunda às 20 horas. Ele é resultante da chamada Tradição SP do programa Juntos pela Cultura

A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Cultura lança nesta segunda (19) o documentário “Celebrações Indígenas do Litoral Paulista”, que traz depoimentos de lideranças indígenas das etnias guarani e tupi-guarani que contribuem para a compreensão do processo de desenvolvimento da cultura indígena na região e conta com belas imagens das festas, danças e músicas tradicionais das aldeias visitadas. A estreia acontece às 20 horas, pelo  Youtube oficial da Prefeitura.

Dirigido por Louis Baptista, o longa-metragem é um registro histórico da cultura indígena local, além de servir como base de pesquisa para o desenvolvimento e salvaguarda das tradições indígenas regionais.

A obra é produto resultante da chamada pública Tradição SP, que integra o programa Juntos pela Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, com produção da Amigos da Arte, onde o município foi selecionado pelo segundo ano consecutivo.

“Na primeira edição conseguimos desenvolver um documentário sobre nossa tradicional Festa do Divino, e este ano sobre as celebrações Indígenas. São documentos importantes que reúnem memória oral e documentos que nos ajudam a preservar e fortalecer nossas tradições e nossa identidade”, explicou o diretor de Cultura, Tony Sheen.

O documentário “Celebrações Indígenas do Litoral Paulista” traz depoimentos de lideranças indígenas das etnias guarani e tupi-guarani que contribuem para a compreensão do processo de desenvolvimento da cultura indígena na região e conta com belas imagens das festas, danças e músicas tradicionais das aldeias visitadas. Dirigido por Louis Baptista, o documentário é um registro histórico da cultura indígena local, além de servir como base de pesquisa para o desenvolvimento e salvaguarda das tradições indígenas regionais. Este documentário é produto do Edital TRADIÇÃO SP 2022, uma realização da Amigos da Arte, Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Itanhaém (SP)