Publicado em: 20/12/2022 - Última modificação: 04/01/2023 - 17:34

Programa Praia Acessível inicia agendamento em janeiro

INCLUSÃO - O serviço funcionará as sextas, sábados e domingos, das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, até 19 de fevereiro. O funcionamento será feito exclusivamente mediante agendamento, pelo telefone (13) 3425-1363

Com o objetivo de viabilizar banhos de mar com segurança às pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências, e consequentemente momentos de lazer na praia, a Prefeitura de Itanhaém lançou neste sábado (17) o programa Praia Acessível, em parceria com o Governo do Estado. A iniciativa aconteceu em meio à programação esportiva realizada em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

As seis cadeiras anfíbias estarão à disposição da população a partir de janeiro, na Praia do Cibratel, em frente à Estação Praia de Esportes, localizada na Avenida Mario Covas Junior, 651. O serviço acontece as sextas, sábados e domingos, das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, até 19 de fevereiro. O funcionamento poderá ser feito por agendamento, pelo telefone (13) 3425-1363 (a partir de janeiro).

“Este é um programa muito importante para as pessoas com deficiência. Com ele é possível não só olhar o mar, mas também poder sentir o prazer de estar no mar. Um momento de alegria e emoção não somente para as pessoas com deficiência, mas também para os familiares que se dedicam e lutam por eles. Aqui em Itanhaém trabalhamos dia a dia por uma cidade mais inclusiva e com qualidade de vida para todos”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

As cadeiras anfíbias são construídas com alumínio e pneus especiais para que haja movimentação na areia e não afunde no mar. Além disso, a altura dos equipamentos é planejada para que o usuário possa sentir a água em uma profundidade segura.

“Esta é uma oportunidade única de inclusão. O mar é um ambiente que todo mundo gosta. Os cuidados iniciam já na preparação dos monitores que participam de cursos para o atendimento a nós portadores de necessidades especiais. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, explicou Cássio Dutra de 35 anos.

O Programa Praia Acessível é uma ação intersetorial realizado por meio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Assistência e Desenvolvimento Social, e conta com o apoio do Programa Cuidar, Conselho Municipal dos Direitos de Pessoa com Deficiência, APAE Itanhaém e o Centro de Orientação aos Deficientes de Itanhaém (CODI).