Publicado em: 27/12/2022 - Última modificação: 28/12/2022 - 10:53

Proteção e Bem – Estar Animal realiza balanço das ações

PROTEÇÃO - Em um período de 12 meses foram castrados 1166 animais e doados 2.500 quilos de ração às entidades e protetores

O cuidado com cães e gatos tem sido um dos focos da Administração Municipal. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio do seu departamento de Proteção e Bem-Estar Animal realizou neste final de ano um balanço de ações desempenhadas nos últimos 12 meses.

No período, foram castrados e microchipados 1166 animais e doadas 2,5 toneladas de ração às entidades e protetores. Alimento esse arrecadado por meio de ações realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade.

A pasta também registrou 843 denúncias, todas elas apuradas ou em processo de apuração. A maior parte queixa de maus tratos a animais, desde violência física à privação de água e alimento.

Houve situações ainda de animais presos, com mobilidade restrita ou impossibilitados. 145 foram resgatados, algumas vezes com a necessidade, inclusive, de apoio da Guarda Civil Municipal(GCM), Polícia Civil e Militar.

Por meio das 10 feirinhas de adoções realizadas, tanto da forma presencial como online, 98 animais receberam um novo lar. Entre agosto e dezembro, 496 animais foram atendidos, seja com vacinação ou vermifugação e 278 receberam proteção contra parasitas.

“Estes são números importantes, que precisam ser conhecidos pela população para que o trabalho em prol da causa animal seja reconhecido. A própria criação de uma área específica dentro do Governo Municipal foi por si só, uma ação importante para reunir os serviços e para criar políticas públicas voltadas à causa animal”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

Em 2022, foram regatados também em situação de maus tratos ou abandonados em vias públicas, 50 cavalos, destes 25 já foram doados.

“O trabalho da nossa equipe é efetivo na busca do bem-estar animal, e é realizado com muito amor e carinho. Dia a dia buscamos aperfeiçoar os serviços para melhor proteger e atender os nossos animais. Aproveito para agradecer a todos que nos ajudaram durante todo o ano a realizar esse especial trabalho”, afirmou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.