Serviços
acessibilidade



Publicado em: 03/01/2023 - Última modificação: 11/01/2023 - 14:08
[email protected]

Cachoeira Três Quedas recebe novas adaptações para facilitar o acesso

PRESERVAÇÃO - Com foco no passeio e respeito à natureza, a primeira trilha inclusiva da Baixada Santista já se encontra aberta ao público, todos os dias, das 9 às 16 horas, sempre com monitores para controlar o acesso



Compartilhar:

A Cachoeira Três Quedas de Itanhaém, um dos pontos turísticos de maior beleza natural da cidade, recebeu adaptações para facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com deficiência ao local. A primeira trilha inclusiva da Baixada Santista recebeu investimentos oriundos da Fundação Florestal órgão do Governo do Estado, responsável pelo local.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Localizada no alto do Rio Branco, a trilha com cerca de 600 metros foi totalmente estruturada. Em seus primeiros 200 metros uma nova passarela suspensa do solo foi criada para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida cheguem ao poço natural, também conhecido como lagoa azul, onde poderão se refrescar em suas águas.  

Confira as fotos

Nos outros 400 metros restantes, foram instalados corrimãos, degraus, guarda – corpos, bancos para descanso e um deck para fotografias da última queda. Além de conter a erosão que estava acontecendo no local, as adequações foram pensadas para atender a acessibilidade e segurança dos visitantes.

Após a reforma, o local já se encontra aberto ao público, todos os dias, das 9 às 16 horas, sempre com monitores para controlar o acesso.  Com foco no passeio e no respeito à natureza, não são permitidos lanches, caixas de som, churrasqueiras, pets e trabalhos religiosos na trilha e cachoeira, apenas onde os carros ficam estacionados. É recomendável levar calçados que possam ser molhados e toalha.

Vale ressaltar que a fauna e a flora do local se apresentam semi-intocadas (um dos poucos resquícios de mata atlântica primária da região). A trilha cruza ainda trechos de mata ciliar (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais) em diferentes graus de conservação. O atrativo turístico também está aberto à prática da educação ambiental, sobretudo para estudantes acima de 13 anos em pequenos grupos.

COMO CHEGAR – O acesso à cachoeira Três Quedas vindo da região central de Itanhaém ocorre pela estrada Coronel Joaquim Branco até o Posto de Informações da Fundação Florestal, em frente a Sabesp, num percurso de cerca de 14 km. Após o posto, a viagem segue por mais 14 quilômetros na estrada Francisco Paniquar Filho até a entrada da cachoeira.