Serviços
acessibilidade



Publicado em: 06/01/2023 - Última modificação: 13/01/2023 - 09:08
[email protected]

Disque Censo: saiba como agendar por telefone a visita do IBGE

PLANEJAMENTO - Basta ligar gratuitamente para o número "137" e agendar a entrevista. Abra as portas para IBGE e ajude a traçar o perfil do Brasil



Compartilhar:

Quem ainda não respondeu ao questionário do Censo 2022, agora tem uma opção fácil para contribuir com um importante levantamento para traçar o perfil do país: Disque Censo. Este é mais um instrumento do IBGE para garantir a total cobertura censitária da população brasileira. Para isso, basta discar o número “137” e agendar a entrevista. A ligação é gratuita e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8 às 21h30.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Ao discar o número “137”, o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, de fato, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita.

A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a Lei Federal nº 5.534/68, Lei Federal nº 5.878/73 e o Decreto Federal nº 73.177/73.

CENSO 2022 – O Censo do IBGE é uma das maiores operações censitárias do mundo e segue todas as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). O levantamento é uma ampla coleta de dados de toda a população brasileira para traçar o perfil socioeconômico do país, como idade, sexo, etnia, religião, escolaridade, saneamento básico, renda e muitas outras informações relevantes para a implementação de políticas públicas e a realização de investimentos públicos e privados.

O levantamento é o responsável por traçar os investimentos prioritários na saúde, educação, transporte, habitação, energia e em programas sociais de todo o Brasil. E, para isso, é fundamental que os munícipes recebam os recenseadores e ajudem a traçar o perfil do brasileiro (veja abaixo como identificá-los).

Em Itanhaém, estão em campo 120 recenseadores que visitarão todos os domicílios do Município. Em cada residência serão aplicados dois tipos de questionário: básico (26 quesitos, realizados em 100% dos lares e duração em torno de 5 minutos) e o ampliado (77 perguntas, realizado em cerca de 11 % das residências e duração de 16 minutos)

Segundo o IBGE, apenas uma pessoa maior de 12 anos poderá responder o questionário sobre todos os residentes do lar. Caso o recenseador não encontrar um morador na casa, ele primeiramente deixará recado ou tentará contato por telefone. Se ainda assim não tiver retorno, o recenseador deverá voltar mais quatro vezes na mesma residência em turnos alternados.

COMO IDENTIFICAR – Todos os recenseadores estarão uniformizados, com colete de identificação, boné (escrito “Censo 2020”), crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível pesquisar a matrícula dos recenseadores no site https://respondendo.ibge.gov.br/ pelo telefone 0800 721 8181 (segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 14 horas).


Palavras-chave: , ,