Publicado em: 13/01/2023 - Última modificação: 13/01/2023 - 17:09

Prefeitura reforça diálogo com comerciantes
para uso e ocupação da faixa de areia

COMÉRCIO - Equipes de fiscalização irão orientar comerciantes sobre a utilização de conjuntos de mesas e cadeiras

O prefeito de Itanhaém Tiago Cervantes se reuniu nesta sexta-feira (13) com grupo de comerciantes da Praia dos Sonhos para discutir o uso da faixa de areia para a montagem de conjuntos de mesas, cadeiras e guarda-sóis. O encontro teve a participação dos vereadores Fábio Bibão e Henrique Garzon. Embora não tenham participado desta reunião, o tema também foi tratado com os vereadores Arlindo Martins e Rutinaldo Bastos e com representantes da Associação Comercial de Itanhaém.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem recebido reclamações por parte de moradores e turistas em razão do uso indevido e desordenado de mesas e cadeiras em praias da cidade.

“É preciso que haja o equilíbrio no uso da faixa de areia garantindo o espaço adequado para o banhista, o fomento à economia e a preservação ambiental”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário Rogélio Salceda, reuniões preliminares foram realizadas ao longo de 2022 com representantes do setor de comércio a fim de conciliar o atendimento do turista durante o período de maior movimentação na cidade.

Cervantes determinou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que as equipes de fiscalização do comércio intensifiquem o diálogo com os comerciantes e orientem sobre o regramento para utilização do espaço sem provocar prejuízos aos moradores vizinhos, aos estabelecimentos e aos frequentadores das praias.

“As nossas equipes intensificarão, ainda, a fiscalização destes espaços para coibir o comércio irregular e o uso excessivo de equipamentos que atrapalhem a circulação na faixa de areia”, destacou Salceda, que participará na próxima segunda-feira (16) de reunião sobre o tema com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).